Sinop, 02/08/2025 21:47

  • Home
  • Super Fato MT
  • Kimono de David Moura será exibido na Expo Osaka 2025 como símbolo do algodão brasileiro

Kimono de David Moura será exibido na Expo Osaka 2025 como símbolo do algodão brasileiro

Ícone do judô nacional e um dos grandes nomes do esporte mato-grossense, o ex-atleta David Moura entregou nesta terça-feira (29.07) um de seus kimonos à Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa). A peça, feita integralmente com algodão produzido no Brasil, foi repassada simbolicamente ao presidente da Abrapa, Marcelo Duarte, e ao diretor-executivo da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Décio Tocantins, durante visita à sede da entidade em Cuiabá.

O kimono, utilizado por David em importantes competições internacionais, agora terá novo destino: será uma das atrações da Expo Osaka 2025, no Japão. A peça será exibida no Pavilhão Brasil, entre os dias 17 e 24 de agosto, durante a “Semana do Algodão”, iniciativa que integra a programação da exposição internacional.

– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)

– FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)

A mostra brasileira no evento tem como tema “Poder do Natural: dos Campos de Algodão à Moda e ao Esporte” e pretende destacar a qualidade, a sustentabilidade e a versatilidade do algodão brasileiro nos mais diversos setores.

“É uma honra termos a história de David Moura representando o Brasil na Expo Osaka. O algodão mato-grossense é uma potência, assim como o nosso esporte”, afirmou Marcelo Duarte, presidente da Abrapa.

O diretor-executivo da Ampa, Décio Tocantins, também celebrou o gesto do ex-judoca. “Estamos muito felizes em receber esse presente simbólico de um campeão mundial. Assim como David levou o nome de Mato Grosso aos maiores tatames do mundo, nosso algodão também chega aos principais mercados globais”, disse.

Aposentado desde 2021, David Moura atualmente é secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso. Ao longo da carreira, integrou a Seleção Brasileira de Judô, foi vice-campeão mundial em 2017, conquistou o ouro nos Jogos Pan-Americanos e no Campeonato Pan-Americano de 2015, e chegou a liderar o ranking mundial de sua categoria.

“Já representei Mato Grosso lutando em vários países. Agora tenho a honra de entregar minha ‘armadura’ para representar o algodão do nosso estado, que é gigante. É um orgulho participar disso com vocês e mostrar, de outra forma, a força de onde venho”, destacou o ex-judoca.

Expo Osaka 2025

Reconhecida como o maior evento de exposições do mundo, a Expo Osaka 2025 acontece de 13 de abril a 13 de outubro, na ilha artificial de Yumeshima, em Osaka, Japão. A expectativa é de que cerca de 28 milhões de pessoas de diferentes países visitem o evento.

A exposição promove o intercâmbio cultural, tecnológico e comercial entre nações, com foco em inovação, sustentabilidade e diplomacia internacional. O Pavilhão Brasil é coordenado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

VÍDEO: Ananias assume passado do PL com Lula: “não escondo de ninguém”

Estadão Mato Grosso O presidente estadual do Partido Liberal (PL), Ananias Filho afirmou que não…

Série D: confira os melhores momentos de Mixto-MT e Portuguesa-SP

Em jogo transmitido pelo Metrópoles, ao vivo e com imagens pelo YouTube, o Mixto-MT venceu a Portuguesa-SP…

Tarifa adicional imposta pelos EUA prejudica indústria mato-grossense

  A decisão do governo dos Estados Unidos de aplicar uma tarifa adicional de 40%…