Sinop, 23/01/2026 17:37

  • Home
  • Destaques
  • Lula confirma reunião com os EUA para discutir tarifas sobre produtos brasileiros

Lula confirma reunião com os EUA para discutir tarifas sobre produtos brasileiros

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que Brasil e Estados Unidos se reúnem nesta quinta-feira (16) para discutir o aumento das tarifas impostas a produtos brasileiros. O encontro, em Washington, será o primeiro desde a videoconferência entre Lula e o presidente Donald Trump, no início do mês, e ocorre em meio à tentativa de reverter o chamado “tarifaço”, que elevou em até 40% as taxas sobre exportações brasileiras.

De acordo com o presidente, a conversa com Trump “não teve química, teve petroquímica”, ironizando a declaração anterior do norte-americano sobre a “excelente química” entre os dois durante o encontro na ONU, em setembro. O Brasil será representado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, acompanhado de uma comitiva técnica. O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, comandará o lado norte-americano nas negociações.

Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o governo brasileiro vai apresentar argumentos econômicos para derrubar as barreiras, destacando que as tarifas elevam custos e afetam o consumidor norte-americano. Haddad lembrou que os EUA já têm superávit comercial com o Brasil e grandes oportunidades de investimento em energia limpa, minerais críticos e transformação ecológica. O tarifaço, instituído por Trump em retaliação a decisões que, segundo ele, prejudicaram as big techs, afeta produtos como café, frutas e carnes — setores estratégicos para o agronegócio brasileiro.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Flagrado bêbado, motorista capota carro e tem carteira cassada no DF

Um homem, recém habilitado, foi flagrado dirigindo bêbado, na região do Gama, e acabou perdendo…

VW Tera 2026 fica mais barato com isenção total de imposto federal

VW Tera 2026 fica mais barato com isenção total de imposto federal – Canaltech Canaltech…

Criminoso morre após trocar tiros com o Bope em Alto Paraguai

Secom-MT Adeildo Gonçalves Calheiro morreu na manhã desta sexta-feira (23) após um confronto armado com…