Sinop, 30/07/2025 12:04

  • Home
  • Negócios e Finanças
  • Lula defende ‘abrir frente de negociação’ para acordo de livre comércio entre Mercosul e Vietnã | Brasil

Lula defende ‘abrir frente de negociação’ para acordo de livre comércio entre Mercosul e Vietnã | Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu, neste sábado (5), com o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh, no Rio de Janeiro. A agenda bilateral aconteceu no Forte de Copacabana e, durante a conversa, Lula defendeu que o Mercosul abra uma “frente de negociação” para um eventual acordo de livre comércio com o país asiático.

A defesa de um possível tratado com o Vietnã tem relação com o retorno do Brasil à presidência pro tempore do Mercosul, bloco sul-americano formado também por Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia. Como mostrou o Valor recentemente, a ideia do governo brasileiro é abrir negociações do mesmo tipo com Canadá, Japão, Indonésia, México e Índia.

O motivo é que, na avaliação do Itamaraty, o “tarifaço” aplicado mundialmente pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teria feito crescer o interesse da comunidade internacional em estabelecer tratativas com o continente sul-americano, nos moldes do que foi feito recentemente entre Mercosul e União Europeia.

Segundo a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência, Lula defendeu, na mesma conversa, que um acordo de livre comércio com o Vietnã é importante por conta da “escalada do protecionismo no mundo”.

“O presidente Lula reafirmou o interesse da presidência brasileira do Mercosul em abrir uma frente de negociação de um acordo comercial com o Vietnã. Diante da escalada do protecionismo no mundo, ambos os líderes ressaltaram a importância da integração e da complementaridade entre as duas economias”, divulgou, em nota, a Secom.

Exportação de carne e tilápia

Outra novidade da agenda foi que Brasil e Vietnã celebraram, nesse contexto, a concretização da primeira exportação de carne bovina brasileira para o país asiático e da primeira exportação de tilápia vietnamita para o Brasil.

“O primeiro-ministro Pham Minh Chinh ressaltou a importância dos investimentos brasileiros naquele país, em especial na área de processamento de proteína animal. Os dois mandatários também sublinharam o potencial da cooperação em matéria de agricultura, defesa, esportes, mineração, biocombustíveis e meio ambiente”, complementa o texto da Secom.

Por fim, os dois chefes de Estado se comprometeram em realizar, “com a brevidade possível”, missões empresariais com o propósito de ampliar as oportunidades de comércio e investimentos. Minh Chinh ainda confirmou presença na 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, a chamada COP30, a ser realizada em Belém (PA), em novembro de 2025.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, reúne-se com o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh, no Forte de Copabacana. Rio de Janeiro — Foto: Ricardo Stuckert/PR

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Polícia Militar fecha serraria ilegal e apreende mais de 60 m³ de madeira extraída na Amazônia, em Colniza

Equipes do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), com apoio do Batalhão de…

Peças de motor da McLaren em que Senna foi campeão da F1 vão a leilão

Peças do motor V10 da McLaren utilizada por Ayrton Senna na conquista do segundo título…

Tudo o que se sabe sobre o especial de Roberto Carlos na Globo após polêmicas

O Rei Roberto Carlos promete mais um grande espetáculo de fim de ano na Globo,…