O presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Rosângela, a Janja, foram recebidos pelo imperador Naruhito e a imperatriz Masako em Tóquio, Japão, na manhã desta terça-feira (25), noite de segunda no horário de Brasília.
A cerimônia de boas-vindas no Palácio Imperial faz parte do segundo dia da visita de Estado do chefe do executivo brasileiro ao país asiático. Naruhito deixou Lula e Janja entrarem na frente.
“Por favor”, disse em português o imperador Naruhito ao presidente brasileiro.
Após uma breve entrada no hall do Palácio, Lula participou da revisão da Guarda Imperial, com a execução dos hinos nacionais e o hasteamento das bandeiras dos dois países.
Neste momento, o presidente foi saudado por crianças japonesas chamadas pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão.
O chefe de Estado brasileiro e a sua esposa tiveram uma audiência privada com o casal imperial. O tempo da conversa extrapolou o cerimonial, o que indica um ambiente descontraído do encontro. A cerimônia também previa a troca de presentes oficiais, que não foi confirmada pelo Itamaraty.
O presidente retornou ao hotel onde está hospedado para uma reunião com o setor agrícola brasileiro ainda na manhã desta terça no horário de Tóquio. À noite, Lula participa de banquete de Estado oferecido pela Casa Imperial. O evento formal e cerimonial segue a tradição e o rígido protocolo da monarquia japonesa.