Sinop, 10/08/2025 07:36

  • Home
  • Negócios e Finanças
  • Lula: Judiciário no Brasil tem autonomia; o presidente não interfere no ministro da Suprema Corte | Política

Lula: Judiciário no Brasil tem autonomia; o presidente não interfere no ministro da Suprema Corte | Política

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva transformou um evento em Porto Velho (RO), para anúncio de investimentos do governo federal em Rondônia, em um ato crítico ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a quem chamou de “tranqueira”, “coisa”, “cara de pau” e “covarde”. Lula voltou a atacar o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e a repudiar a tentativa do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de tentar interferir no Judiciário brasileiro, para impedir o julgamento de Bolsonaro pelo STF.

A uma plateia de apoiadores, Lula disse ter ficado “muito chateado com a decisão do governo americano” de retaliar o Brasil com o tarifaço de 50% como forma de pressionar o Supremo a não condenar Bolsonaro. “O presidente americano precisa saber que aqui no Brasil só tem um dono para mandar no Brasil, que é o povo”, disse.

“O poder Judiciário no Brasil tem autonomia, o presidente da República não interfere no ministro da Suprema Corte. Os americanos querem interferir. Mas a gente não se mete na Corte deles”, afirmou. “Eles precisam aprender a respeitar os outros, que soberania é direito sagrado de cada nação”.

Lula ironizou, em diversos momentos, a articulação feita pelo deputado Eduardo Bolsonaro junto aos Estados Unidos, para retaliar o país e o ministro Alexandre de Moraes, do STF, e disse que Bolsonaro não ensinou seus filhos a terem “vergonha na cara”. “Hoje tem um traidor da pátria lá em Nova York insuflando os Estados Unidos contra o Brasil. Está lá na TV, ‘ô Trump, por favor, salva meu pai’”, ironizou, sobre Eduardo Bolsonaro, que está desde março nos Estados Unidos.

“Eles são tão covardes que estão pedindo anistia antes de serem julgados. Você pede anistia depois que você é condenado, o presidente pode dar indulto ou o Congresso pode fazer uma lei. Ele não foi nem julgado”, disse Lula. “Ô, cara de pau, se defenda, prove que você é inocente!”, afirmou, em recado a Bolsonaro.

O presidente, que foi preso por 580 dias durante a operação Lava-Jato, disse que Bolsonaro tem “aquilo que ele não teve, a presunção da inocência” e afirmou que não aceitou usar tornozeleira eletrônica, como está usando o ex-presidente. “[Bolsonaro] Está tendo presunção de inocência, tendo o direito de se defender”, disse. “Em vez de ficar choramingando pelos cantos, ‘ah, estou doente’, estão falando que ele está chorando… Seja homem, crie vergonha! E responda pelo o que você fez. Não fique choramingando, não.”

Em tom eleitoral, Lula disse que “está chegando a hora da verdade” e afirmou que impedirá o retorno de Bolsonaro ao poder. O ex-presidente está inelegível até 2030, mas negocia uma eventual candidatura presidencial de um familiar para representá-lo nas urnas. “Enquanto eu estiver vivo, essa tranqueira que governou esse país não voltará mais. Se em 2018 eu não pude impedir que a tranqueira fosse eleita, agora eu posso”, afirmou.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva — Foto: Brenno Carvalho/Agência O Globo

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Rita Batista faz apelo ao vivo em meio a boatos de mudança de programa da Globo

No último sábado (9), durante a edição especial de 10 anos do É de Casa,…

Flamengo vence o Mirassol no Maracanã e mantém liderança do Brasileirão

O Fluminense viveu uma noite de altos e baixos e saiu de campo com um…