Sinop, 07/12/2025 21:36

  • Home
  • Super Fato MT
  • Maior e mais brilhante superlua do ano pode ser observada nesta quarta

Maior e mais brilhante superlua do ano pode ser observada nesta quarta

Nesta quarta-feira (5), mais uma superlua poderá ser observada no céu de todo o Brasil e do mundo – se as condições climáticas forem favoráveis. Segundo o Observatório Nacional, é a maior e mais brilhante superlua do ano. Será o segundo e penúltimo fenômeno desse tipo em 2025.

Esse é um termo que não é muito utilizado por astrônomos, mas na prática significa que a Lua aparecerá maior e mais reluzente do que o normal, já que ela estará próxima ao seu perigeu, o ponto mais próximo da Terra durante sua órbita.

– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)

– FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)

 

A melhor visualização será ao anoitecer. De acordo com plataformas especializadas, o horário exato da lua cheia pode variar conforme o fuso de cada região, mas no horário de Brasília ela deve surgir por volta das 18h45 em São Paulo, 18h14 em Belém e 17h28 no Recife, por exemplo.

Para observá-la, não é necessário qualquer equipamento. Pelo contrário, a olho nu, a lua aparecerá maior e mais brilhante no céu.

Por causa disso, alguns sites de astronomia começaram a usá-la. No entanto, como esse não é um conceito importante para o campo, sua definição não é aceita por todos e seus critérios de classificação não são um consenso.

Tecnicamente, o ponto em que a Lua está “cheia” dura apenas um instante. A olho nu, porém, a Lua pode parecer cheia por mais de três dias consecutivos.

Já uma “superlua” ocorre quando a lua cheia acontece próxima ao perigeu (quando ela está mais próxima da Terra), o que resulta em uma lua cheia ligeiramente maior e mais brilhante do que as demais. 

“Se a lua cheia ocorre próximo ao perigeu, ela é chamada de superlua. O quão próximo depende da órbita que a Lua segue naquele momento, mas em termos gerais irá equivaler a uma distância menor do que 360.000 km da Terra”, explica Helio J. Rocha-Pinto, diretor do Observatório do Valongo da UFRJ.

Esse período é chamado de perigeu porque o nosso satélite natural aparece no céu cerca de 14% maior e 30% mais brilhante do que no apogeu (microlua) – quando está mais distante.

Assim, nem toda lua cheia é considerada uma superlua.

Segundo o calendário astronômico do Observatório Nacional teremos ao todo três superluas em 2025:

Uma que ocorreu no dia 6 de outubro
Outra agora neste 5 de novembro
E mais uma em 4 de dezembro
 
O g1 leva em conta a classificação do Observatório Nacional. Nosso calendário astronômico, publicado no começo do ano, já indicava essas datas.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Taylor Swift: The Eras Tour, Percy Jackson e mais! Os lançamentos de filmes e séries da semana (07/12)

O mês de dezembro chegou com estreias incríveis nas plataformas de streaming, desde filme de…

Investimentos do Governo vão inserir Nobres no cenário turístico nacional, afirma prefeito

O governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes inauguraram, nesta sexta-feira (05.12), a nova…

Diego teme extinção do comércio na Av. CPA devido às obras do BRT

Assembleia Legislativa. O deputado estadual Diego Guimarães, durante sessão parlamentar nesta quarta-feira (03), afirmou temer…