Resumo
- O power bank de um passageiro do voo TW634 da T’way Air superaqueceu, liberando fumaça e afetando oito pessoas, sem necessidade de pouso antecipado.
- O Ministério dos Transportes da Coreia do Sul investiga se a bateria portátil cumpria as regras de segurança.
- Companhias aéreas, como a Emirates, endureceram regras para power banks, proibindo o uso durante o voo devido a riscos de fuga térmica.
O power bank de um passageiro do voo TW634 começou a soltar fumaça enquanto o avião estava no ar no sábado (10/01). A tripulação submergiu o aparelho em água e o colocou em um contêiner especial, mas oito pessoas sofreram complicações por inalar gases tóxicos.
O Boeing 737-8 Max da T’way Air fazia o trajeto entre Sanya (China) e Cheongju (Coreia do Sul), levando 32 passageiros e seis tripulantes. Mesmo com o incidente, não foi necessário um pouso antecipado — a aeronave foi diretamente ao destino.
Apesar de o problema com o power bank ter sido controlado, os três membros da tripulação que isolaram o aparelho e cinco passageiros tiveram problemas devido à fumaça. Os trabalhadores foram levados a um hospital após o pouso, enquanto os passageiros voltaram para casa.
O Ministério dos Transportes da Coreia do Sul diz estar investigando a ocorrência e checando se a bateria portátil cumpria as regras de segurança exigidas.
Esse caso ocorreu dois dias depois de um episódio semelhante: um power bank pegou fogo em um avião da Asiana Airlines que ia de Seul (Coreia do Sul) a Hong Kong, deixando um passageiro ferido. O voo seguiu normalmente até o pouso em seu destino final.
Power banks podem sofrer fuga térmica
O principal risco envolvendo power banks é o fenômeno conhecido como fuga térmica, em que o calor gerado dentro de uma célula de bateria excede sua capacidade de dissipação, podendo causar incêndios, explosões e liberação de gases tóxicos.
Isso ocorreu no voo da T’way Air e também em um avião da KLM que fazia o trajeto de São Paulo a Amsterdã (Holanda) em agosto de 2025. O item superaqueceu e pegou fogo dentro da mochila de um passageiro. Segundo a companhia aérea, a tripulação controlou o problema e a aeronave prosseguiu até seu destino final.
Maskapai KLM memuji kru mereka yang mengikuti protokol dan memadamkan perangkat power bank yang terbakar. Untungnya penerbangan aman sampai mendarat di tempat tujuan yaitu Amsterdam. #detikcom pic.twitter.com/gLIiJQKX1v
— detikcom (@detikcom) August 9, 2025
Nos últimos meses, alguns problemas técnicos com baterias portáteis em aviões viralizaram, levando algumas empresas a adotar regras mais rígidas com esse tipo de aparelho.
A Emirates, por exemplo, proibiu o uso de power banks durante o voo. Passageiros ainda poderão levar esse tipo de produto na cabine, mas o uso para carregar outros aparelhos é vedado, bem como conectar a bateria portátil nas tomadas da aeronave para abastecê-la.
Vale lembrar que é proibido despachar power banks, justamente pelo risco de incêndio em um compartimento da aeronave ao qual a tripulação não tem acesso.
Com informações do Aeroin, Chosun, The Aviation Herald e Aviation Safety Network
Mais um power bank causa problemas durante voo
Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia