A produtividade do café em Mato Grosso deve crescer na safra 2026, segundo o 1º Levantamento de Café (Safra 2026), divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Com crescimento de 7,2% em relação à safra anterior, a produção deve ser impulsionada pelo aumento do uso de fertilizantes, pela expansão da área em produção e pelo avanço de lavouras com material genético mais produtivo.
Ainda de acordo com o Conab, a produção estadual está estimada em 298,7 mil sacas beneficiadas. O desempenho está associado à elevação da produtividade média, que deve alcançar 25 sacas por hectare, alta de 6,1% na comparação anual, além de um leve aumento da área em produção, que passa de 11.825 hectares para 11.940 hectares.
De acordo com o boletim, o avanço nos indicadores ocorre pela combinação da expansão das lavouras produtivas, pelo maior emprego de fertilizantes e pela ampliação da produção em cafezais clonais, que apresentam maior potencial produtivo e eficiência no campo.
Os cafezais clonais estão ligados a mudas geneticamente selecionadas para garantir maior produtividade e uniformidade das lavouras. Segundo o boletim, esse modelo tem contribuído para elevar o rendimento por hectare, especialmente quando combinado com manejo mais intensivo, reforçando a tendência de crescimento da cafeicultura no estado.
Cenário no Centro-Oeste
No recorte regional do Centro-Oeste, Mato Grosso contribui para o crescimento da produção total, acompanhando a tendência de incremento de produtividade observada na região, onde a média passou de 28,4 para 30,7 sacas por hectare entre as safras 2025 e 2026.
Goiás deve registrar um crescimento de 17,5% na produção de café na safra 2026. O avanço é atribuído, principalmente, ao aumento de 8,1% na área em produção, com a entrada de novas lavouras em fase produtiva, e ao efeito da bienalidade positiva, fenômeno natural do cafeeiro que alterna anos de menor e maior produtividade.
A estimativa integra o primeiro levantamento da safra brasileira de café 2026, elaborado pela Conab, que aponta um cenário de recuperação e crescimento da produção nacional, influenciado por condições climáticas mais favoráveis e maior adoção de tecnologias e insumos no manejo das lavouras.
-
Mato Grosso é o 3º no ranking de recuperações judiciais no agro
-
Café lidera alta da cesta básica em 2025 e deve seguir caro em 2026, diz Abic
-
Governo institui comissão para degustação de café servido no Palácio Paiaguás
Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia