O mangá The Future I Saw (O Futuro que Eu Vi, em tradução literal), da artista japonesa Ryo Tatsuki, foi lançado em 1999 e está fazendo sucesso novamente. A obra, baseada em sonhos premonitórios, voltou a viralizar com o recente terremoto que atingiu a costa russa nesta semana.
A reedição mais recente do mangá, de 2021, afirmava que um tsunami devastador teria como origem uma fenda submarina entre o Japão e as Filipinas para o dia 5 de julho de 2025. Embora os detalhes do evento sísmico atual não tenham correspondido exatamente à data prevista, a similaridade com o evento atual gerou apreensão.
Para quem não está ciente, nessa quarta-feira (30/7), um poderoso terremoto de magnitude 8,8 sacudiu a costa da Península de Kamchatka, no extremo leste da Rússia, gerando alertas de tsunami em diversas regiões do Pacífico, entre elas, o Japão.
O mangá The Future I Saw (O Futuro que Eu Vi), da artista japonesa Ryo Tatsuki, previu terremotos recentes
Leia também
-
Mundo
Mangá com “profecia” de terremoto faz turistas cancelarem ida ao Japão
-
Mundo
Alertas de tsunamis são suspensos após terremoto na Rússia
-
Ciência
Terremoto na Rússia: existe risco de tsunami chegar à América do Sul?
-
Mundo
Terremoto provoca erupção de vulcão na Rússia
O mangá é tão respeitado que o setor turístico japonês foi afetado pela publicação recente e a redução de compras de passagens para o Japão em julho de 2025 foi significativa.
Vale lembrar que a primeira edição do mangá já chamava atenção ao trazer na capa a frase “desastre massivo em março de 2011”. Coincidentemente, no dia 11 de março daquele ano, o Japão enfrentou um terremoto devastador de magnitude 9,1, seguido por um tsunami que resultou na morte de aproximadamente 20 mil pessoas.