Em noite estrelada da rainha Marta, o Brasil venceu a Colômbia nos pênaltis, por 5 x 4, e conquistou o título da Copa América feminina. No estádio Rodrigo Paz Delgado, a camisa 10 foi decisiva para que a equipe mantivesse a hegemonia e levantasse o nono troféu da competição continental da história da Seleção Canarinho.
Marta marcou o gol decisivo, que levou o jogo além do tempo regulamentar. Na prorrogação, a atacante ainda marcou o quarto tento do Brasil no jogo, mas as colombianas igualaram e a partida terminou em 4 x 4. Este é o nono título da Seleção em 10 edições da Copa América feminina.
Assista ao golaço de Marta, que levou o jogo para a prorrogação:
CARALHO QUE GOLAÇO DA MARTA pic.twitter.com/Icj06zLF1V
— paiva (@paiva) August 2, 2025
O jogo
Em duelo parelho, as colombianas abriram o placar, com Linda Caicedo. De pênalti, o Brasil chegou a empatar no final do primeiro tempo.
Aos 69 minutos, Tarciane fez gol contra e as colombianas voltaram à frente no placar. No entanto, o Brasil voltou a empatar com Amanda Gutierres.
O jogo se encaminhava ao fim com o empate no placar, mas Mayra Ramírez marcou, aos 88 minutos, para dar esperança ao título colombiano. Quanto tudo parecia resolvido, Marta fez um golaço, aos 96, deu sobrevida ao Brasil e levou o jogo terminou em 3 x 3 no tempo regulamentar.

Brasileiras venceram nos pênaltis, por 5 x 4
Lívia Villas Boas / CBF

No tempo regulamentar, o jogo terminou empatado em 3 x 3
Lívia Villas Boas / CBF

Jogadoras do Brasil comemoram gol na Copa América
Lívia Villas Boas/CBF/Reprodução
Prorrogação
A final continou equilibrada e eletrizante na prorrogação, com boas chances para os dois lados, foi o Brasil quem chegou ao gol primeiro. Novamente com Marta, que recebeu livre, a Seleção conseguiu ficar à frente no marcador pela primeira vez em toda a partida.
No entanto, no final do segundo tempo da prorrogação, o Brasil cedeu falta perigosa para a Colômbia, que não deixou a chance passar. Leicy Campos marcou, no ângulo direito da meta de Lorena, para levar o jogo à decisão por pênaltis.
Penalidades
Nos pênaltis, o Brasil venceu por 5 x 4. Luany acertou a cobrança decisiva para a Seleção, enquanto Carabalí perdeu a penalidade que acabou com o sonho das colombianas.