Uma nova semana começa com destaque para o frio no Sul do Brasil e tempo seco em grande parte do país. Segundo a Climatempo, uma massa de ar frio ainda atua sobre o Sul, enquanto o Centro-Oeste, o interior do Sudeste e parte do Nordeste seguem em alerta para umidade relativa do ar muito baixa.
Confira como fica a previsão do tempo para este início de semana em todas as regiões do Brasil.
No Sul, a segunda-feira (21) amanhece com temperaturas mais baixas, especialmente no Rio Grande do Sul, Vale do Itajaí (SC) e leste do Paraná. Nessas áreas, há formação de nevoeiro, o que pode comprometer a visibilidade em Curitiba e no litoral.
A geada ainda é possível nas serras gaúcha e catarinense, além de cidades do extremo sul do Paraná, como General Carneiro. Apesar disso, não há previsão de chuva ao longo do dia.
A tardes continua fria em Porto Alegre e Florianópolis, e o ar permanece seco no noroeste e norte do Paraná, com umidade abaixo de 30%.
Sudeste tem manhã fria e ar seco no interior
No Sudeste, a massa de ar frio também influencia as temperaturas no início da semana. O frio se concentra no leste e sul de São Paulo e no sul de Minas Gerais. Há risco de nevoeiro nas primeiras horas da manhã em regiões como a Grande São Paulo, Campinas (SP) e Zona da Mata Mineira.
Nas áreas do interior, como o Triângulo Mineiro, norte e oeste de São Paulo, a umidade relativa do ar varia entre 21% e 30%, indicando atenção para o tempo seco.
Em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Vitória, o sol predomina e não há previsão de chuva. As temperaturas sobem de forma gradual à tarde, e a umidade se aproxima de 40%.
O Centro-Oeste começa a semana sob influência de ventos frios no extremo sul de Mato Grosso do Sul. A sensação de frio marca o amanhecer, mas o sol retorna no período da tarde e ajuda a elevar as temperaturas.
Toda a região permanece sem previsão de chuva. O tempo seco predomina em Goiás, leste e nordeste de Mato Grosso, com umidade em estado de alerta – entre 20% e 12%.
Em Goiânia, Cuiabá, Campo Grande e Brasília, a umidade à tarde pode variar entre 21% e 30%, afetando a qualidade do ar.
Nordeste tem chuva na faixa litorânea e tempo seco no interior
No Nordeste, o vento úmido vindo do mar mantém o tempo instável no litoral da Bahia. Cidades como Salvador, Ilhéus e a região do Recôncavo começam a semana com aumento de nuvens e pancadas de chuva moderadas a fortes ao longo do dia.
Outras capitais como Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa e São Luís também podem registrar chuvas localizadas, com mais presença do sol. Já o interior da região enfrenta calor intenso e umidade relativa do ar muito baixa, além de ventos moderados com rajadas entre 40 e 50 km/h, principalmente no sul do Maranhão e Piauí.

Norte tem alerta para chuva forte em Roraima, Pará e Amapá
Na região Norte, o tempo segue instável, com chuvas fortes e trovoadas previstas para Roraima, oeste do Pará e Amapá. Já entre Rondônia e Tocantins, o tempo permanece firme e seco.
Em Palmas (TO), a umidade relativa do ar deve ficar abaixo de 20%, colocando a população em estado de alerta para os efeitos do tempo seco, como desconforto respiratório e risco de queimadas.