Após conquistar o título pan-americano de wrestling sub-17 com uma campanha invicta, o mato-grossense Raphael Rodrigues Duarte, de 16 anos, embarcou rumo à Grécia para disputar o Campeonato Mundial da categoria. A competição acontece entre este domingo (27) e a próxima quarta-feira (30), reunindo os melhores atletas do mundo no estilo greco-romano.
Raphael, que é atendido pelo programa Bolsa Atleta Internacional da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) por meio do projeto Olimpus MT, competirá na categoria até 110kg. Ele foi convocado pela Confederação Brasileira de Wrestling (CBW) para integrar a seleção brasileira, ao lado de outros cinco atletas.
“O Pan-Americano foi um campeonato em que eu me concentrei muito, treinei muito, me preparei tanto psicologicamente quanto fisicamente para dar o meu 100%. Fiz quatro lutas e consegui vencer as quatro”, destaca o atleta, que conquistou o ouro em junho, durante a competição realizada em Niterói (RJ).
Antes do Mundial, Raphael participou de um circuito internacional de treinamento, entre os dias 13 e 26 de julho, na Sérvia e na Hungria. O objetivo foi intensificar a preparação técnica e tática dos atletas brasileiros de alto rendimento.
Além de Raphael, Mato Grosso também será representado na competição pela treinadora Luzia Fernandes, que integra a comissão técnica da seleção e é responsável pela formação do jovem talento. Luzia também é vinculada ao projeto Olimpus MT.
Conhecido como “Marruá”, Raphael Duarte acumula importantes conquistas na carreira, como o título mundial escolar em 2023, o título sul-americano de wrestling e o vice-campeonato pan-americano sub-17 em 2024. Atualmente, ele integra a seleção permanente da CBW.
“O Projeto Olimpus tem me ajudado de uma maneira excepcional. Agradeço muito esse apoio, do meu clube, da Secel e do Governo de Mato Grosso. Todos são muito importantes na minha trajetória e nas conquistas que estão por vir”, finaliza o atleta.