Foto: Rodolfo Perdigão/Secom-MT
Da Redação – Rafael Machado/Lucas Vinicius
O governador Mauro Mendes (União) afirmou que Mato Grosso deverá registrar uma safra histórica em 2025, superando todas as projeções e quebrando recordes de produção. Segundo ele, o volume total de grãos produzidos deve ultrapassar a marca de 110 milhões de toneladas, consolidando o estado como líder absoluto no setor agrícola.
Leia também;
Safra de algodão pode ter leve alta puxada pelo Mato Grosso
“Não vamos ter uma super safra, já está confirmado. Vamos ter uma safra recorde de grão em Mato Grosso. Vamos superar a estrondosa barreira de 110 milhões de toneladas de grãos”, disse durante entrega da nova ponte sobre o Rio Cuiabá nesta sexta-feira (25)
Mauro ressaltou que o desempenho coloca Mato Grosso muito à frente do segundo maior produtor do país, o estado do Paraná, que, segundo ele, deve colher menos da metade.
O governador ainda destacou que esse crescimento na produção deve gerar efeitos positivos em diversas áreas, com impactos diretos na arrecadação e nos investimentos públicos em infraestrutura e serviços.
“Então é um ano positivo. Tudo isso deve se reverter em mais arrecadação, e tudo isso seguramente vai se reverter também em mais investimento, mais obras, ações do governo para melhorar a qualidade de vida da população nos quatro cantos do Estado”, afirmou.
As declarações estão em linha com os dados mais recentes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que apontam Mato Grosso como responsável por mais de 30% da produção nacional de grãos.
A previsão é de uma colheita de soja, com 47,1 milhões de toneladas, e um crescimento expressivo na produção de arroz, impulsionado por melhorias nas práticas agrícolas e nas condições climáticas.