Sinop, 08/12/2025 03:21

  • Home
  • Super Fato MT
  • Medeiros apresenta PEC que permite a qualquer cidadão pedir impeachment de ministros do STF

Medeiros apresenta PEC que permite a qualquer cidadão pedir impeachment de ministros do STF

O deputado federal José Medeiros (PL) apresentou, na Câmara dos Deputados, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que busca restabelecer os requisitos originais previstos na Constituição e devolver a qualquer cidadão o direito de apresentar pedidos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

A iniciativa confronta a decisão monocrática do ministro Gilmar Mendes, proferida nas ADPFs 1.259 e 1.260, que, segundo Medeiros, “desfigurou” o modelo constitucional ao alterar critérios de admissibilidade, prazos, legitimidades e quóruns relacionados a processos de impedimento. No entendimento do decano do STF, somente a Procuradoria-Geral da República (PGR) teria legitimidade para apresentar denúncias por crimes de responsabilidade contra integrantes da Corte.

– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)

– FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)

A decisão foi duramente criticada por Medeiros, que acusa o STF de ultrapassar seus limites constitucionais ao interferir em atribuições que cabem exclusivamente ao Poder Legislativo.

“Essa decisão monocrática redesenhou critérios, quóruns e legitimidades referentes à abertura de processos de impeachment de autoridades, sem respaldo na Constituição. Trata-se de interferência direta em competências exclusivas do Senado Federal, cuja admissibilidade de denúncia sempre esteve sob controle político-parlamentar, e não sob filtragem judicial”, afirmou o deputado.

Segundo ele, a PEC pretende resgatar uma prerrogativa histórica que, na prática, teria sido restringida pelo entendimento do Supremo.

“Essa PEC busca recompor o equilíbrio institucional estabelecido pela Constituição de 1988, preservando a autonomia do Senado para conduzir os processos por crime de responsabilidade, restabelecendo a legitimidade ativa ampla e a observância do rito político-institucional previsto em lei”, justificou Medeiros.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Final explicado de Five Nights at Freddy’s 2: descubra quem morre no longa-metragem

Lançado nos cinemas no dia 4 de dezembro, Five Nights at Freddy’s 2 é a…

Homem tenta atravessar Teles Pires a nado e fica ilhado em MT

Corpo de Bombeiros – MT Um homem, que não teve a identidade revelada, foi resgatado…

confira onde será a largada das provas

O fim de ano em Brasília será de muita corrida e energia com a realização…