Resumo
-
A Microsoft iniciou a distribuição do Restyle, novo recurso de IA do Paint para reestilizar imagens.
-
A novidade está disponível inicialmente para usuários do Windows Insider.
-
O Restyle não será liberado para o Windows 10 e exige login com Conta Microsoft.
A Microsoft iniciou nessa quarta-feira (22/10) a distribuição do Restyle, novo recurso de inteligência artificial do Paint no Windows 11. A novidade chega primeiro para participantes do programa Windows Insider e permite aplicar diferentes estilos artísticos nas imagens.
Presente na versão 1.2509.441.0 do app, o Restyle aparece no menu do Copilot e oferece opções de estilos predefinidos, como transformar uma foto comum em uma ilustração com estética Pop Art.
Como funciona o novo recurso do Paint?
O Restyle foi apresentado como uma ferramenta que permite aplicar transformações artísticas complexas sem a necessidade de conhecimento técnico em design ou uso de software de terceiros. O acesso é feito por meio do menu Copilot, na barra de ferramentas principal do Paint.
Conforme as instruções divulgadas pela Microsoft, para usar o recurso o usuário deve:
- Abrir uma imagem no Paint;
- Clicar em Copilot e selecionar a opção Restyle;
- Escolher o estilo artístico predefinido na barra lateral;
- Clicar em Gerar.
A Microsoft não especificou se o processamento de IA ocorre localmente no dispositivo (on-device) ou se requer processamento na nuvem.
Uma vez que a imagem é gerada pela IA, o Paint oferece algumas opções de ação ao usuário, como adicionar a imagem à área de trabalho. O usuário também pode copiar a imagem para a área de transferência do Windows ou salvar o resultado como um arquivo de imagem separado.


Quem já pode usar?
A distribuição do recurso acontecerá de forma gradual. Na fase inicial, o recurso está disponível exclusivamente para os participantes do programa Windows Insider, que recebem compilações de teste do Windows 11 e de aplicativos. A Microsoft especificou que a atualização do Paint (versão 11.2509.441.0) está sendo lançada para os canais Canary, Dev e Beta.
Esses canais representam diferentes níveis de estabilidade e frequência de atualização, com o Canary sendo o mais experimental e o Beta o mais próximo de uma versão pública estável. Este método de lançamento permite à Microsoft coletar feedback e identificar possíveis problemas antes de uma distribuição em larga escala para todos os usuários do Windows 11.
Além de estar em um dos canais Insider mencionados e possuir a versão correta do Paint, os usuários precisam estar logados com uma Conta Microsoft dentro do aplicativo para acessar o recurso.
Segundo a Microsoft, o Restyle estará disponível também em PCs Copilot+ com Snapdragon, que incluem Unidades de Processamento Neural (NPUs) avançadas. A empresa confirmou que a novidade, assim como outras funcionalidades baseadas em IA, não será disponibilizada para o Windows 10, cujo suporte foi encerrado em 14 de outubro.