O rondonopolitano saiu de casa neste domingo, 7 de setembro, e demostrou o amor à pátria celebrando a Independência do Brasil. O desfile cívico-militar que teve início com a revista à tropa feita pelo prefeito Cláudio Ferreira no veículo oficial do Exército Brasileiro reuniu milhares de pessoas que se concentraram pelas calçadas da avenida Amazonas por onde se apresentaram civis e militares.
Esse ano, a organização estima que cerca de 40 mil pessoas estiveram no evento, o que faz desse o maior desfile cívico-militar de Rondonópolis. A abertura ficou por conta do efetivo do 18º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) e também da Polícia Militar que levaram seus armamentos e também veículos de combate para a avenida.
Os alunos da rede pública de ensino e também a população atendida pelos projetos da Secretaria de Promoção e Assistência Social participaram em grande número do desfile que, segundo a organização do evento, somaram aos cerca de 11 integrantes do desfile.
Para o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Pereira Júnior, que liderou a organização do desfile cívico é muito gratificante ver as crianças vivendo esse dia, podendo vestir e sentir as cores da bandeira nacional. “É um dia sensacional, todos os professores e diretores se empenharam para que esse dia acontecesse da melhor forma. Foi o trabalho de muitas mãos que fizeram esse vento maravilhoso” afirmou Carlos Júnior.
O prefeito Cláudio Ferreira externou o significado que o dia 7 de setembro tem para o país: “É o maior evento cívico brasileiro, marca a nossa independência, o surgimento de nossa pátria, da nossa nação independente que merece a nossa atenção, dedicação e reflexão”. Para Cláudio Ferreira, além da independência política, esse dia se constitui em uma grande oportunidade para os brasileiros entenderem e reinterpretarem o seu dever de cidadão de um país independente.
O som da banda marcou o compasso da marcha dos integrantes do desfile que reuniu famílias inteiras ao longo da avenida Amazonas que foram prestigiar o desfile que tem um significado ainda mais importante para os militares brasileiros. “É motivo de muito orgulho para os brasileiros comemorar a data da independência do nosso país. Uma excelente oportunidade de externar os nossos sentimentos de patriotismo, ainda mais que esse ano o nosso 18º GAC completa 50 anos em Rondonópolis. É uma oportunidade de compartilhar um pouco da nossa vibração com a comunidade rondonopolitana”, relatou o tenente-coronel Deivid Neto de Oliveira.