A ministra da Economia da Alemanha, Katherina Reiche, disse que a União Europeia (UE) tem se mostrado “fraca” nas negociações com os Estados Unidos e ressaltou a necessidade de o bloco mudar sua abordagem nas tratativas.
Segundo a ministra, o bloco irá avaliar de perto os EUA com base nos compromissos assumidos no acordo tarifário anunciado no último domingo (27), em que ficou definida uma tarifa de 15% sobre a maioria dos produtos da UE.
Reiche declarou também que não pode afirmar com exatidão quanto dos US$ 600 bilhões em investimentos planejados pela UE nos Estados Unidos virá da Alemanha.
A opinião da ministra quanto à postura da UE nas negociações dialoga com os comentários feitos na segunda (28) pelo primeiro-ministro da França, François Bayrou, ao declarar que o bloco havia “se resignado à submissão”. Segundo Bayrou, o tratado marcou um “dia sombrio” para os europeus.
Já o premiê alemão, Friedrich Merz, declarou que o acordo não é satisfatório, mas que “foi o melhor resultado possível em uma determinada situação”. Ele havia comentado também que o acordo evitou uma “escalada desnecessária” nas tensões comerciais transatlânticas.