Morreu neste sábado (4), no fim da manhã, o publicitário Sérgio Amado, aos 77 anos, em São Paulo. Ele estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein e morreu em decorrência de policitemia vera, doença hematológica caracterizada pela produção excessiva de glóbulos vermelhos. O velório será realizado neste domingo (5), das 9h às 17h, no Funeral Home, na rua São Carlos do Pinhal, 376, na Bela Vista, em São Paulo. Amado deixa esposa, quatro filhos e oito netos.
Uma das principais referências da publicidade brasileira, Amado nasceu em Salvador, em 5 de fevereiro de 1948. Formado em jornalismo, ciências sociais e história, iniciou a carreira na imprensa antes de migrar para a propaganda. Atuou em agências como Standard Ogilvy & Mather, D&E, DS 2000 e Denison Propaganda, até assumir, em 1997, a presidência da rede Ogilvy no Brasil, parte do grupo britânico de comunicação WPP, um dos maiores do mundo.
Durante o período em que esteve à frente do negócio, comandou o processo de integração das diferentes unidades da Ogilvy no país e passou a integrar o conselho mundial da rede, além de presidir a Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap) entre 2001 e 2003. Sob sua gestão, a Ogilvy ampliou participação no mercado e, em 2013, o escritório brasileiro foi reconhecido como Agência do Ano no Festival Cannes Lions, com 35 Leões conquistados.
Em 2012, também participou do lançamento da agência David, criada no período em que presidia o Grupo Ogilvy. A nova estrutura se expandiu nos anos seguintes e atualmente tem escritórios em São Paulo, Buenos Aires, Miami, Madri, Bogotá, Nova York e Londres.
Em 2018, deixou a Ogilvy e assumiu a posição de presidente do grupo WPP no Brasil, função que exerceu até 2020. Em 2021, passou a atuar como conselheiro da S4 Capital, holding global de comunicação e marketing digital fundada por Martin Sorrell, ex-CEO da WPP, com quem trabalhou por mais de 25 anos.
Entre os reconhecimentos de sua trajetória, recebeu o Prêmio Caboré em 2012, na categoria Dirigente da Indústria da Comunicação, concedido por sua atuação no setor.
Em nota, o executivo-chefe (CEO) do Grupo Ogilvy Brasil, fundador e sócio da David, Luiz Fernando Musa, destacou a importância de Amado para a formação de profissionais e para o desenvolvimento do setor. “Sérgio foi muito mais do que um líder, foi um verdadeiro mentor e amigo. Teve um papel essencial na minha trajetória e na de muitos outros que tiveram o privilégio de aprender com ele. Nos ensinou com sua paixão pelo trabalho, seu humor e sua generosidade. Ao baiano Sérgio Amado, toda a minha gratidão”, afirmou.
Nas redes sociais, o publicitário Nizan Guanaes também lamentou a partida do amigo. “Você foi o primeiro publicitário que eu conheci. Meu pai tinha um hospital e você cuidava da conta dele. Isso criou uma relação de amor entre nós. Veio para São Paulo e fez uma carreira brilhante, tornando-se um dos maiores líderes da indústria. Carismático, cheio de energia. Vai, meu Amado. Baiano não nasce: estreia. Baiano não morre: vai brilhar no céu”, escreveu ele.