O mundo do delivery carrega em sua órbita uma série de serviços e produtos disponíveis para os entregadores. Nada é de graça e quem deseja entrar no jogo acaba gastando muitas vezes o que ainda não tem para pilotar uma moto ou bicicleta, além de adquirir vestuário e até a própria bag para fazer as entregas.
A exemplo de instituições financeiras que oferecem “crédito para negativado”, existem startups que não consultam o CPF do entregador interessado em alugar uma moto. Dependendo do plano, o veículo pode até passar para o nome do interessado ao final de um contrato de três anos.



Motoboys em semáforo no Campo Limpo, na zona sul de SP
William Cardoso/Metrópoles

Entregadores em frente ao SP Market, em São Paulo
William Cardoso/Metrópoles

Entregador na Avenida Paulista, em São Paulo
William Cardoso/Metrópoles

Tenda de apoio do iFood no Tucuruvi, na zona norte de São Paulo
William Cardoso/Metrópoles

Entregador em frente ao SP Market, em São Paulo
William Cardoso/Metrópoles

Entregadores em frente ao SP Market, em São Paulo
William Cardoso/Metrópoles

Ponto de apoio improvisado em frente ao SP Market – Metrópoles
William Cardoso/Metrópoles

Local de retirada de produtos do iFood, na Rua Conceição de Monte Alegre, no Brooklin, em São Paulo
William Cardoso/Metrópoles

Ponto de apoio a entregadores de uma dark kitchen, na Rua Guararapes, no Brooklin, na zona sul de São Paulo
William Cardoso/Metrópoles

Ponto de apoio a entregadores do iFood, no Tatuapé na zona leste de São Paulo
William Cardoso/Metrópoles

Moto do lado de fora do Shopping Anália Franco, na zona leste de SP
William Cardoso/Metrópoles

Motos do lado de fora do Shopping Campo Limpo, na zona sul de SP
William Cardoso/Metrópoles

Ponto de apoio do iFood em Moema, na zona sul de SP
William Cardoso/Metrópoles

Entregador cruza ciclopassarela no Rio Pinheiros, na zona oeste de SP
William Cardoso/Metrópoles

Entregador cruza ciclopassarela no Rio Pinheiros, na zona oeste de SP
William Cardoso/Metrópoles

Entregador durante a pausa em ponto de apoio de dark kitchen, na Rua Clélia, na Lapa, zona oeste de SP
William Cardoso/Metrópoles

Ponto de apoio de dark kitchen, na Rua Clélia, na Lapa, zona oeste de SP
William Cardoso/Metrópoles

Entregador na Avenida Paulista, em São Paulo
William Cardoso/Metrópoles

Entregadores no Shopping Santa Cruz, na Vila Mariana, em São Paulo
William Cardoso/Metrópoles

Aviso de fechamento de ponto de apoio no Itaim Bibi, em São Paulo
William Cardoso/Metrópoles

Ponto de apoio no Itaim Bibi, na zona oeste de SP
William Cardoso/Metrópoles

Mochila de entregador do iFood, em São Paulo
William Cardoso/Metrópoles

Bicicleta elétrica durante recarga na zona sul de São Paulo
William Cardoso/Metrópoles

Policiais militares aplicam multa em entregadores ao lado do Shopping Pátio Paulista, em São Paulo
William Cardoso/Metrópoles

Motoboys na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, em São Paulo
William Cardoso/Metrópoles

Bicicleta de entregador presa em árvore em frente ao Shopping Pátio Paulista, em São Paulo
William Cardoso/Metrópoles

Entregador do Ifood em São Paulo
William Cardoso/Metrópoles

Bicicleta e bag do Ifood em lanchonete da zona norte de São Paulo
William Cardoso/Metrópoles

Motoboys na zona norte de São Paulo
William Cardoso/Metrópoles

Motogirl em lanchonete na zona norte de São Paulo
William Cardoso/Metrópoles

Casal Joilton e Claudete no Center Norte, em São Paulo
William Cardoso/Metrópoles

Entregadores em lanchonete em São Paulo
William Cardoso/Metrópoles

Tenda de apoio na zona norte de São Paulo
William Cardoso/Metrópoles

Repórter William Cardoso durante entrega em São Paulo
Rodrigo Freitas/Metrópoles

Repórter William Cardoso durante entrega em São Paulo
Rodrigo Freitas/Metrópoles

Repórter William Cardoso durante entrega em São Paulo
Rodrigo Freitas/Metrópoles

Repórter William Cardoso durante entrega em São Paulo
Rodrigo Freitas/Metrópoles

Repórter William Cardoso durante entrega em São Paulo
Rodrigo Freitas/Metrópoles

Repórter William Cardoso durante entrega em São Paulo
Arquivo Pessoal/William Cardoso
Uma das empresas oferece uma moto 110 cilindradas, zero quilômetro, por uma mensalidade de R$ 690, em um plano de 36 meses. O valor equivale a 92 entregas pela taxa básica de R$ 7,50 em um mês.
Para pegar o veículo, é preciso fazer um pagamento inicial de R$ 1.000. Ou seja, ao final dos três anos, o entregador terá desembolsado quase R$ 25 mil. À vista, o mesmo modelo custa em qualquer loja cerca de R$ 10 mil.
Algumas das vantagens são o fato de já vir emplacada, com licenciamento e impostos inclusos. Mas a manutenção é por conta de quem alugou. Há também relatos de quem perdeu a moto após três dias de atraso no pagamento da mensalidade.
O Metrópoles conversou com motoboys que passam facilmente dos 1.000 km rodados por semana em São Paulo. Nessa toada, ao final dos três anos de contrato, o entregador vai ter em mãos para chamar de seu um veículo com mais de 150 mil quilômetros de uso.
Para bicicletas, há plano de R$ 32 por semana, com a permissão para realizar até duas viagens de 4 horas cada por dia.
A reportagem conversou com entregadores que optaram por transformar bicicletas comuns em elétricas, por meio de um kit completo que custa em torno de R$ 4.500. A bike elétrica pode ser uma mão na roda ao encarar as ladeiras paulistanas.
Mas para ter esse conforto, seriam necessárias mais de 640 entregas com a tarifa básica de R$ 7 — se fizer 10 entregas por dia, o entregador precisaria trabalhar mais de dois meses seguidos, ininterruptamente, só para bancar essa transformação.