Iluminação pública mais eficiente e segura: essa é a proposta da nova chamada pública lançada pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), em Brasília.
O edital considerado uma superchamada vai selecionar projetos de municípios interessados em substituir luminárias ineficientes por modelos LED de alta performance. Cidades de todo o país, incluindo as de Mato Grosso, podem participar.
Segundo o Ministério de Minas e Energia, esta é a quarta edição da chamada pública do Procel Reluz. O investimento previsto ultrapassa R$ 150 milhões, com foco em modernizar a iluminação pública e reduzir o consumo de energia em até 60% além de contribuir para mais segurança nas ruas e menor custo para os cofres municipais.
“O LED representa uma economia significativa para os municípios e melhora a qualidade da iluminação urbana”, explica Leonardo Barreto, coordenador do Procel.
A chamada pública foi o principal anúncio de um evento realizado na sede do Ministério, em Brasília. Os projetos ainda serão selecionados e deverão seguir critérios técnicos e operacionais definidos em edital.

Hoje, a iluminação pública representa uma das maiores fatias da conta de energia das prefeituras. Com a substituição por LEDs e a adoção de sistemas inteligentes, espera-se uma forte redução no consumo e na despesa com manutenção.
Outro destaque do encontro foi o lançamento do Guia para Eficiência Energética em Edifícios Públicos Municipais, que oferece orientações práticas para tornar prédios administrativos mais sustentáveis e econômicos no uso de energia.