Sinop, 03/08/2025 08:08

  • Home
  • Tecnologia
  • Nasa diminui chances de asteroide 2024 YR4 atingir a Terra em 2032

Nasa diminui chances de asteroide 2024 YR4 atingir a Terra em 2032

Novos dados coletados pela Nasa mostram que as chances do asteroide 2024 YR4 atingir a Terra em 2032 são menores do que aquelas inicialmente divulgadas. Segundo a agência espacial americana, existem apenas 0,28% de chances de impacto entre o objeto e a Terra daqui a sete anos.

A atualização foi divulgada no perfil do X, antigo Twitter, da Nasa, que afirmou seguir monitorando a trajetória do asteroide.

Quando a notícia do asteroide foi inicialmente divulgada pela Nasa em conjunto com a Agência Espacial Europeia, a porcentagem que indica o risco de colisão com a Terra era de 2,8% a 3,1%.

O que acontece se o asteroide 2024 YR4 atingir a Terra?

Não se sabe muito sobre 2024 YR4, mas estima-se que o asteroide tenha de 40 a 90 metros de largura, uma “faixa de tamanho comparável à de um grande edifício”, disse Paul Chodas, gerente do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra, ou CNEOS, no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, Califórnia.

Isso não chega nem perto do tamanho do asteroide “matador de planetas” que atingiu a Terra há 66 milhões de anos e levou à extinção dos dinossauros . Esse foi estimado em cerca de 6,2 milhas (10 quilômetros) de diâmetro e marcou o último grande asteroide conhecido a atingir nosso mundo. Os asteroides assassinos de planetas são rochas espaciais com 1 quilômetro de diâmetro ou mais e podem ter um efeito devastador na vida.

Mas asteroides menores podem causar devastação regional se forem identificados em rota de colisão com a Terra, e é por isso que os astrônomos precisam descobrir o máximo possível — o mais rápido possível — sobre 2024 YR4.

Adquirir mais dados, como refinar a trajetória da rocha espacial, pode reduzir as chances de um impacto direto a zero. Mas os astrônomos têm apenas um certo tempo para observar o asteroide antes que ele desapareça de vista em abril. Agora, eles estão planejando virar o poderoso olho do Telescópio Espacial James Webb na direção do 2024 YR4 com a esperança de fixar o tamanho e a órbita da rocha espacial.

*Com informações da CNN Internacional

Telescópio registra fenômeno raro de anel de Einstein; veja imagens

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Morre ator de novelas da Globo e Record, aos 48 anos, após grande luta contra doença

O Brasil se despede neste fim de semana de mais um talento da dramaturgia. Morreu…

Senar/MT leva atendimento de qualidade a quem mais precisa em Alta Floresta

Com serviços gratuitos de saúde, cidadania e bem-estar, o Mutirão Rural atendeu quem mais precisa…

Mixto e Luverdense abrem mata-mata da Série D com jogos em casa neste sábado

Alvinegro da Vargas encara a Portuguesa no Dutrinha, enquanto o Verdão do Norte encara o…