Resumo
- A Netflix está solicitando CPF e CEP dos clientes para atualizar o cadastro devido à reforma tributária.
- A atualização é necessária para cumprir novas exigências fiscais, como a individualização de documentos fiscais e o “princípio do destino” para impostos.
- Clientes que não responderem ao email continuarão acessando o serviço, mas a empresa pode solicitar os dados novamente no futuro.
Você também recebeu um email da Netflix? A empresa confirmou com exclusividade ao Tecnoblog que está entrando em contato com os clientes para perguntar o CPF e o CEP. Mensagens deste teor começaram a circular na última semana de dezembro e continuam chegando, de forma escalonada, para os adeptos do serviço de streaming nesta primeira semana útil de 2026.
Alguns usuários chegaram a estranhar a comunicação e perguntar nas redes sociais se o gesto se tratava, na verdade, de um golpe. Nada disso – as mensagens são genuínas e a Netflix realmente precisa atualizar o cadastro da clientela. Elas trazem em letras garrafais: “Adicione detalhes de cobrança à sua conta”.

Por que perguntar estes dados?
Apesar de a empresa não entrar em detalhes sobre o motivo da solicitação, o Tecnoblog checou com fontes no mercado que a atualização do cadastro dos consumidores tem a ver com a reforma tributária. Embora a implementação definitiva dos novos impostos seja gradual, a fase de testes operacionais e adaptação dos sistemas começou oficialmente neste ano de 2026.
Com isso, as empresas precisam sanear suas bases de dados agora para estarem em conformidade com as novas exigências de fiscalização federal. Aqui estão os motivos para que a Netflix queira confirmar as informações:
- CPF: Está relacionado à mudança na fiscalização. Antes, a legislação permitia que empresas de serviços digitais emitissem documentos fiscais “em bloco” (de forma consolidada para milhares de usuários). Agora, o novo sistema exige que a emissão seja individualizada, vinculando cada transação ao documento do assinante para garantir o controle fiscal.
- CEP: Necessário para cumprir o novo “princípio do destino”. Pela nova regra, o imposto deve ser destinado ao município e ao estado onde o consumidor realmente mora, e não mais onde fica a sede da empresa. A Netflix precisa desse dado para garantir que o tributo vá para a prefeitura da sua cidade.
De olho na reforma tributária
Em outras palavras, as autoridades fiscais precisam saber que o cidadão X está no CEP Y enquanto consome determinado produto.
Aqueles clientes que ignorarem o email da Netflix continuarão acessando o serviço normalmente. No entanto, é provável que a empresa volte a solicitar os dados num futuro próximo. Pelo que pudemos notar, o disparo deste comunicado tem ocorrido de forma escalonada.
Netflix confirma que está mesmo perguntando CPF e CEP dos clientes
Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia