A inauguração oficial das etapas I e III do Residencial Nico Baracat consolida a conclusão da obra do empreendimento, que entregará, em sua totalidade, 1440 moradias para famílias de baixa renda em Sinop. A solenidade, realizada nesta quinta-feira (25), contou com a presença do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, do secretário Nacional de Habitação, Augusto Rabelo, do governador Mauro Mendes, representantes da Caixa Econômica Federal, além de autoridades locais e da região.
Entre as 576 famílias contempladas está a da futura moradora da etapa III, Keity Kelli de Souza. “Sonhei muito com isso, não acreditava, estou há 9 anos esperando por essa casa, eu e meus quatro filhos, então é uma emoção. Sempre morando de aluguel, desde quando cheguei aqui, vim de São Paulo, e era muito difícil, mas graças a Deus não vou mais passar por isso. Agora quero mudar, decorar e deixar tudo do jeito que eu gosto”, relatou sua alegria.
Para o prefeito Roberto Dorner, a inauguração das duas últimas etapas além de entregar mais dignidade para as famílias que terão sua casa própria, representa o resultado positivo de um trabalho conjunto. “Esse é um projeto que estava parado há muitos anos, a inauguração de mais essas etapas é resultado de uma união de esforços entre o município, o Governo Federal e o Governo do Estado. Para a retomada desse empreendimento, o governador nos ajudou com um aporte de cerca de 12 milhões. Nós temos que agradecer as nossas forças políticas que estiveram empenhadas, porque a população necessita das moradias e agora mais 576 famílias vão ter sua casa própria, sair do aluguel e morar com dignidade”, declarou.
Durante sua participação na solenidade, o governador Mauro Mendes destacou o município como líder regional de desenvolvimento. “Sinop recebe hoje mais essa conclusão de construção de residências populares, isso é importante porque esse é o sonho que muitas pessoas têm, de ter a sua casa própria e acima de tudo uma grande contribuição para o crescimento da cidade. Hoje a cidade lidera a região em termos de crescimento, tem um presente muito promissor e um futuro também”, considerou.
O residencial faz parte do programa federal Minha Casa Minha Vida, e cada etapa inaugurada conta com 288 apartamentos, com cerca de 46 m², com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. “Entendemos a importância de um lar digno, de uma residência com qualidade. Nós temos que agradecer muito a parceria com o prefeito Roberto Dorner, a prefeitura municipal, que foi atuante para poder viabilizar. É o PAC voltando a trazer felicidade para a população brasileira”, pontuou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.
A secretária de Planejamento Urbano e Habitação, Scheila Pedroso, destacou que, desde os 864 apartamentos já entregues entre as etapas 2, 4 e 6, do empreendimento, há muitas histórias de conquistas. “Quero agradecer a todas as famílias que acreditaram no nosso trabalho. São famílias que precisam, algumas que moravam em área de invasão, outras pagavam aluguel, pessoas com deficiência, mães solteiras, idosos. Temos histórias de pessoas idosas que foram contempladas com mais de 80 anos, que acreditavam iriam morrer sem realizar esse sonho, mas conseguiram e essa é a nossa satisfação e alegria”, apontou.
O processo de assinaturas de contratos junto à Caixa Econômica será nos dias 6 e 7 de maio. No dia 6, as famílias da etapa I assinarão a documentação e, no dia 7, os futuros moradores da etapa III. Ainda em maio serão realizadas as assembleias para eleição de síndicos e instituição de condomínio nas etapa, bem como a entrega das chaves dos apartamentos e o início do cronograma de mudança das famílias.