Duas pessoas morreram e cinco estavam desaparecidas no condado sul-coreano de Gapyeong neste domingo (20), depois que um deslizamento de terra engoliu casas e acampamentos e uma inundação varreu veículos em meio a fortes chuvas.
Isso eleva o número de mortos em todo o país para 17, com 11 pessoas desaparecidas desde que a chuva começou na quarta-feira (16), forçando mais de 13.000 pessoas a evacuarem a área.
Um deslizamento de terra atingiu um acampamento em Gapyeong, deixando um homem de 40 anos morto, dois familiares desaparecidos e outras 24 pessoas isoladas, disseram as autoridades de bombeiros.
Uma pessoa foi resgatada perto do acampamento por uma tirolesa através de um rio caudaloso, de acordo com imagens divulgadas pelos bombeiros. Em outro vídeo, um helicóptero é visto transportando uma pessoa para um local seguro.
O presidente sul-coreano Lee Jae Myung ordenou uma avaliação rápida dos danos e a designação imediata de zonas especiais de desastre para aumentar o apoio estatal.
A chuva deve parar neste domingo e ser seguida por uma onda de calor, disse o meteorologista do governo.
As fortes chuvas, que anteriormente atingiram o sul da Coreia do Sul, avançaram para o norte durante a noite, informou o órgão.