Sinop, 25/01/2026 23:39

  • Home
  • Geral
  • ‘O maior legado é a união’, diz neto de Dona Maria Benedita durante despedida

‘O maior legado é a união’, diz neto de Dona Maria Benedita durante despedida

O velório de Maria Benedita Martins de Oliveira, mãe do saudoso ex-governador Dante de Oliveira, foi marcado por homenagens emocionadas na manhã desta terça-feira (13), na Capela Jardins, em Cuiabá. Entre as lembranças de autoridades e amigos, o depoimento do neto, Luluca Ribeiro, destacou a faceta mais íntima da matriarca: sua dedicação incansável à coesão familiar.

Para Luluca, a imagem que ficará eternizada é a de uma mulher que, mesmo diante das adversidades e da perda de três filhos e do marido, nunca deixou de ser o pilar da casa. “Ela sempre prezou pela família, sempre lutou para estarmos todos juntos no dia a dia. O maior legado que ela deixa é essa união familiar e a fé inabalável. Uma guerreira que viveu 104 anos muito bem vividos”, afirmou o neto.

Um dos pontos mais sensíveis da fala de Luluca foi a menção ao “Bom Dia Maria”, o café da manhã que se tornou uma instituição na casa dos Oliveira. O encontro não era apenas um momento doméstico, mas um espaço de acolhimento onde Dona Maria recebia desde familiares até grandes nomes da política nacional e estadual.

“Vamos sentir muita falta, principalmente do ‘Bom Dia Maria’, aquela reunião de manhã cedo. Ela mostrava que a mulher pode ser essa guerreira, cuidando de todos e debatendo política com propriedade”, relembrou Luluca, ressaltando que a avó era uma conselheira nata e uma entusiasta do debate democrático.

A repercussão da morte de Dona Maria uniu diferentes frentes políticas de Mato Grosso. Estiveram presentes no velório figuras como o governador Mauro Mendes e o vice Otaviano Pivetta e lideranças Jayme Campos, Júlio Campos e Fábio Garcia.

Em notas oficiais, o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) reforçaram a importância histórica de Dona Maria, não apenas como mãe do “Pai das Diretas Já”, mas como uma cidadã que simbolizava a resiliência e a hospitalidade do povo mato-grossense.

Dona Maria Benedita Martins de Oliveira faleceu aos 104 anos, deixando uma linhagem de filhos, netos e bisnetos que, segundo Luluca, seguirão honrando os valores de fé e cidadania por ela ensinados.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Obama diz que valores americanos estão sob ataque após mais uma morte em Minneapolis | Mundo

Barack e Michelle Obama condenaram neste domingo (25) a morte de mais um americano em…

Fiat Uno capota e mata duas pessoas na BR-163 em Rondonópolis » Esportes & Notícias

Dois ocupantes de um carro morreram após o veículo capotar na BR-163, em Rondonópolis (212…

Com show de Puma Rodríguez, Vasco vence Boa Vista no Cariocão

Pela 4ª rodada do Campeonato Carioca, o Vasco venceu o Boa Vista por 3 x…