Sinop, 31/07/2025 18:11

  • Home
  • Super Fato MT
  • Obra Social Dom Bosco irá acolher crianças e adolescentes em Cuiabá

Obra Social Dom Bosco irá acolher crianças e adolescentes em Cuiabá

A Paróquia Nossa Senhora da Guia do Coxipó e o Colégio Salesiano Santo Antônio inauguraram nesta terça-feira (29/07) a Obra Social Dom Bosco. O projeto vai atender 200 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos no bairro Coophema, em Cuiabá.

As atividades acontecem na igreja Santa Maria Goretti e incluem momentos lúdicos, alimentação e evangelização. O funcionamento integral deve começar em setembro, mas algumas ações já começaram.

– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)

– FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)

Ação pastoral articula Igreja e comunidade

O arcebispo de Cuiabá, Dom Mário Antônio da Silva, ao lado do inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso, P. Ricardo Carlos, abençoou a inauguração. O arcebispo aspergiu água benta por todo o prédio e afirmou que a obra deve inspirar outras paróquias a atuarem junto às populações vulneráveis. “O bom samaritano é aquele que cura as dores, que se aproxima, que realmente vai aonde ninguém ainda foi”, afirmou.

Estiveram presentes autoridades salesianas, representantes da Prefeitura e membros da comunidade. A iniciativa visa oferecer um espaço seguro e estruturado para crianças em situação de vulnerabilidade. P. Ricardo Carlos, inspetor da MSMT considera o novo espaço um local privilegiado para o trabalho salesiano. “A expectativa é que seja uma casa que acolhe as crianças, os jovens, os adolescentes, e aqui eles possam realizar o sonho de Dom Bosco de formar bons cristãos e honestos cidadãos”, declarou.

Escolha da comunidade fortalece acolhida

O pároco, P. Marcelo Fujimura, afirmou que a escolha da Comunidade Santa Maria Goretti se deu pela grande presença de crianças carentes na região. “Foi muito importante a abertura que a comunidade deu para que fosse instalada aqui a obra”, declarou.

Segundo padre Marcelo, a prioridade é atender quem mais precisa. A seleção será feita por assistentes sociais com base na renda familiar e nas condições de vida das crianças.

Investimento garante estrutura sem custos às famílias

A Missão Salesiana investiu mais de R$ 1,2 milhão na construção de salas e na reforma da cozinha. A obra social funcionará sem custos para as famílias.
O grupo Canopus também apoiou a viabilização do projeto. “É uma forma de mostrar que essas crianças são importantes pra nós. Elas não são o futuro, elas são o presente”, concluiu padre Marcelo.

Critérios para inscrição e funcionamento por turnos

Para participarem das atividades na Obra Social Salesiana, as crianças devem estar matriculadas e frequentando uma escola regular. Quem estuda de manhã participa das atividades da obra à tarde e quem estuda à tarde, pela manhã.

As famílias interessadas devem procurar Ana Rita ou Cláudia na secretaria da igreja Santa Maria Goretti, em horário comercial. A triagem seguirá critérios sociais definidos pela equipe responsável.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Próximo capítulo da novela, sexta-feira, 1º de agosto

Em Dona de Mim, a tensão e os mistérios continuam a se intensificar. O capítulo…

Futuro das renováveis deve contar com ‘hub ocenânico’ e perovskita | Energia

O Brasil, garantem especialistas, tem grande potencial para se beneficiar de novas tecnologias de energia…

Bahia vence Retrô-PE em duelo eletrizante pela Copa do Brasil 

A Arena Fonte Nova foi palco de um confronto cheio de reviravoltas neste sábado, onde…