Sinop, 29/07/2025 22:56

  • Home
  • Destaques
  • Obras do viaduto na BR-163 em Nova Mutum/MT seguem dentro do cronograma, garante diretor da Nova Rota; Veja vídeo

Obras do viaduto na BR-163 em Nova Mutum/MT seguem dentro do cronograma, garante diretor da Nova Rota; Veja vídeo

Wesley Moreno/PowerMix

Nova Mutum/MT

Após questionamentos da população sobre o andamento das obras do viaduto na BR-163, em Nova Mutum/MT, o diretor gerente das Relações Institucionais e Governamentais da Nova Rota, Roberto Madureira, afirmou que os trabalhos seguem dentro do cronograma estabelecido. A estrutura, que fará a ligação entre os lados leste e oeste do município e garantirá acesso à MT-235 (sentido Santa Rita do Trivelato), é uma das principais intervenções previstas no projeto de duplicação da rodovia.

Segundo Madureira, o contrato prevê conclusão até meados de 2026, mas as primeiras entregas devem ocorrer ainda no final de 2025, aproveitando o término do período seco. Ele também reconheceu que as chuvas intensas deste ano atrasaram parte do serviço de terraplanagem, mas garantiu que isso não compromete o cronograma. “Estamos antecipando obras que levariam oito anos para quatro. O que acontece é que boa parte da execução do viaduto está sendo feita na confecção das vigas, que ocorre fora do campo de visão da população”, explicou.

Reprodução

Roberto Madureira

 

Cronograma e ajustes operacionais

A obra integra um contrato assinado em março de 2024 entre a Concessionária Nova Rota, o Governo de Mato Grosso e o Consórcio Construtor Centro Norte (CCCN), com previsão de investimentos de R$ 670 milhões. O projeto inclui a duplicação da BR-163 entre Nova Mutum (km 539) e Lucas do Rio Verde (km 681), recuperação da pista existente, cinco viadutos, além da construção de uma ponte sobre o Rio dos Patos.

Ainda de acordo com Madureira, a empresa enfrentou, no início da obra, dificuldades com a contratada terceirizada responsável pelo trecho, o que também impactou a percepção de lentidão. “Houve sim uma certa oscilação na mobilização da empreiteira, mas nada que vá impactar a entrega. Já estamos com uma retomada forte no ritmo da obra”, garantiu.

Viaduto modelo “diamante”

O viaduto segue o formato de “diamante”, modelo técnico que permite distribuição inteligente do tráfego, facilitando o acesso às vias marginais e interligando com fluidez as regiões da cidade. A construção integra o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), após a retomada dos investimentos com aporte do Governo do Estado, que assumiu o controle acionário da concessionária, viabilizando cerca de R$ 1,6 bilhão para execução das obras em todo o trecho.

Transparência e acompanhamento

A fala de Madureira serve como resposta direta aos moradores que têm questionado o ritmo da obra. “Fiquem 100% tranquilos, está tudo dentro do planejado. O contrato tem prazo de dois anos, iniciado no meio de 2024, e todas as etapas seguem em conformidade com o cronograma aprovado”, reforçou o diretor.

A população pode acompanhar a evolução dos trabalhos por meio dos canais oficiais da concessionária ou diretamente com o município, que atua como parceiro institucional na fiscalização e apoio das frentes de trabalho.

PARTICIPE DE NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP E FIQUE BEM INFORMADO COM NOTÍCIAS, VAGAS DE EMPREGO, UTILIDADE PÚBLICA… – CLIQUE AQUI
CURTA NOSSAS REDES SOCIAIS: FACEBOOK – INSTAGRAM

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

EUA sinalizam isenção de tarifas para produtos não cultivados no país

Os Estados Unidos sinalizaram tarifa zero para produtos que não são cultivados pelos americanos. A…

Polícia desmantela 4º garimpo ilegal em 8 dias e apreende espingarda em Nova Guarita

Policiais militares do Batalhão de Proteção Ambiental (BPMPA) fecharam um garimpo ilegal, localizado na zona…

Davide Ancelotti diz que confronto com Bragantino ainda está em aberto

Nesta terça-feira (29/7), o Botafogo venceu o Bragantino por 2 x 0, em jogo válido…