Sinop, 06/02/2026 11:28

Operação apreende mais de 17 toneladas de defensivos e fertilizantes irregulares

Foto: Divulgação

Operação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) entre os dias 3 e 4 de fevereiro em Minas Gerais apreendeu mais de 17 toneladas de defensivos agrícolas e fertilizantes irregulares, gerando mais de R$ 3 milhões de prejuízo aos infratores.

A ação, por meio do Programa de Vigilância em Defesa Agropecuária para Fronteiras Internacionais (Vigifronteiras), também recolheu outros produtos ainda não identificados, armazenados conjuntamente e de forma precária no mesmo galpão onde eram realizadas a manipulação e o fracionamento dos químicos.

A iniciativa, batizada de Operação Defense (Ronda Agro CXXVII), contou com a participação do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e da Polícia Civil de Boa Esperança (MG) e teve como objetivo coibir um esquema ilícito de importação, fabricação, manipulação e comercialização de defensivos em um estabelecimento clandestino.

De acordo com os agentes, ainda foram detectados vários produtos sem qualquer identificação, além de outros em que a rotulagem em língua estrangeira não condizia com a tradução impressa no produto, possivelmente com o intuito de burlar os procedimentos exigidos durante o processo de importação.

Substâncias proibidas

substâncias proibidas
Foto: Divulgação

O Vigiagro ressalta que os produtos eram fracionados e manipulados no próprio galpão e comercializados sem atender aos mínimos requisitos necessários, sem receituário agronômico e sem bula. “Tal ação representa um grande risco, uma vez que há substâncias que, inclusive, tiveram seu uso restrito no Brasil”, destaca o órgão.

As análises realizadas durante a operação, por meio de espectrômetro de infravermelho portátil, indicaram similaridade com os princípios ativos benzoato de emamectina, fipronil, metsulfuron, diuron, piraclostrobina, cloreto de mepiquate, etefon, etofenprox, etofenproxi, tiametoxan, cinamida, imazetapir, dentre outras substâncias.

Segundo o Vigiagro, a introdução irregular, a fabricação e a comercialização ilícita de defensivos no Brasil, além de infração administrativa, também podem configurar crime contra a saúde pública, ambiental e de contrabando.

Além das medidas administrativas pertinentes, adotadas pelos órgãos de fiscalização, os responsáveis pela atividade ilícita foram conduzidos à delegacia da Polícia Civil de Boa Esperança para os devidos procedimentos policiais.

O post Operação apreende mais de 17 toneladas de defensivos e fertilizantes irregulares apareceu primeiro em Canal Rural.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Aposta de São Gonçalo (RJ) leva prêmio de R$ 141 milhões da Mega » Esportes & Notícias

Uma aposta de São Gonçalo (RJ) acertou as seis dezenas do concurso 2.969 da Mega-Sena, realizado…

Semana do Cinema 2026 começa com números promissores

Fabiano Ristow 06 fev 26 A Semana do Cinema 2026 começou nesta quinta-feira, 5, com…

Santander muda o visual do app e libera mais recursos para gerenciar cartões

Santander muda o visual do app e libera mais recursos para gerenciar cartões – Canaltech…