A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, nesta sexta-feira (18), a Operação Encarcerados, para cumprir 11 mandados de prisão contra detentos que já se encontram recolhidos em unidades prisionais do Estado. Entre os alvos está a Cadeia Pública de Alta Floresta, onde apenados com pendências judiciais tiveram novas ordens de prisão formalizadas.
A operação foi coordenada pela Gerência de Polinter e Capturas (Gepol) e também teve cumprimento de mandados na Penitenciária Ahmenon Lemos Dantas, na Penitenciária Central do Estado (PCE) e na Cadeia Pública de Cáceres.
De acordo com a Polícia Civil, os detentos foram responsabilizados por crimes como homicídio, tráfico de drogas, estelionato, roubo e coação no curso do processo, com prisões decretadas após a conclusão de inquéritos policiais.
A delegada da Polinter, Sílvia Pauluzi de Siqueira, explicou que a Delegacia de Capturas tem como uma de suas atribuições a localização de foragidos e a formalização de mandados contra aqueles já identificados durante investigações.
“As equipes atuam para identificar o paradeiro de criminosos com mandado em aberto. Muitos deles acabam sendo localizados já dentro das unidades prisionais, e essa ação reforça nosso trabalho de garantir que todos respondam pelos seus crimes”, afirmou a delegada.
Com o cumprimento das ordens de prisão, os detentos continuam reclusos, sem acesso ao benefício da liberdade condicional, mesmo que já estejam cumprindo pena por outros delitos.