Sinop, 04/02/2026 18:11

  • Home
  • Esportes
  • Oscar para o espetáculo de horror do Hamas – 21/02/2025 – Mariliz Pereira Jorge

Oscar para o espetáculo de horror do Hamas – 21/02/2025 – Mariliz Pereira Jorge

Um Oscar para o espetáculo de terror do Hamas proporcionado ao vivo na entrega de quatro reféns mortos. Prêmio para melhor figurino, impecável, reservado apenas para cerimônias e deixado em casa pelos terroristas, no momento do combate, para se misturarem a civis e serem incluídos como tais na conta dos mortos. Outro prêmio para trilha sonora, bastante original usar músicas que soavam festivas no funeral macabro de uma mãe, seus dois filhos e um idoso. Talvez possa ser classificado de musical, visto que havia gente cantando diante da cena degradante.

Merece também reconhecimento especial pelo conjunto da obra na categoria fotografia. Numa semana, reféns com sinais evidentes de tortura e aparência de sobreviventes de campos de concentração. Na semana seguinte, exibição e desfile de caixões pretos. Para roteiro original, o teatro mórbido do Hamas ficou devendo. O Estado Islâmico já chocou o mundo com suas decapitações, usar a foto de uma família banhada em sangue no palco não causa comoção em quem trata terrorista como herói.

Talvez roteiro adaptado. Permitir a participação de civis, incluindo crianças de colo, numa celebração de morte é ousado mesmo para quem já está com a audiência na mão. Mas o Hamas já provou que a estupidez humana é infinita e sabe que pode dobrar a aposta, pode escalar o seu show de horror que seguirá sendo ovacionado. Os fãs do grupo devem ter adorado o plot twist reservado para a história. Uma família inteira é sequestrada, Shiri e Yarden Bibas e seus filhos Ariel, de 4 anos, e Kfir, de 9 meses. A mãe absolutamente apavorada, com os dois no colo, levada pelos “lutadores da liberdade”. É o cliffhanger (gancho) perfeito para uma história de terror. O que teria acontecido com eles?

Primeiro, libertam o pai, o que aumenta a expectativa de que os outros familiares estejam com vida. A estratégia é tão eficaz que repetem com outros sequestrados, como os idosos Oded e Yocheved Lifschitz. Duas semanas depois do 7 de Outubro, ela voltou para casa. Esta semana, Oded, um jornalista aposentado e ativista dos direitos humanos, Shiri e as duas crianças foram devolvidos dentro de caixões pelo Hamas. Mais reviravolta para o deleite dos sádicos: os restos mortais da mulher não foram reconhecidos como dela. Um desfecho banal para quem trata terrorista como resistência. Um final desumano, macabro, revoltante para quem ainda consegue juntar lé com cré.

Oded é um dos fundadores de Nir Oz, um kibutz no sul de Israel, onde um em cada quatro moradores foi assassinado ou sequestrado pelo Hamas. Uma comunidade socialista, morada de muitos ativistas que defendiam os direitos palestinos. Desde o 7 de Outubro, ninguém vive lá. Há casas queimadas, marcas de tiros por toda parte, rastros de sangue ao lado de camas. O refeitório coletivo tem cheiro de morte. A casa da família Bibas no kibutz, assim como as outras, parece-se com aquelas do Minha Casa, Minha Vida. Uma sala pequena com a cozinha conjugada, dois quartos e um banheiro. Na entrada, brinquedos e um carrinho de criança dividem espaço com um sofá velho e uma máquina de lavar roupa. O cenário é de vida interrompida.

O que o Hamas fez nesta quinta-feira (20) não é apenas trágico para as famílias das vítimas que têm que lidar com a dor da perda de forma pública e cruel. Foi um ato completamente fora dos limites de qualquer coisa que possa ser considerada humanidade. Um ataque direto aos valores que nós, em sociedades democráticas, defendemos como sagrados: respeito pela dignidade humana, justiça e direitos humanos.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Jonah Hill surge irreconhecível após perder 30 kg

As primeiras imagens de Outcome repercutiram bastante nas redes sociais, mas não foi só pelo…

Lucro da Alphabet, dona da Google, sobe 30% no 4º trimestre, mas previsão de gastos assusta investidores | Empresas

As ações da Alphabet, controladora do Google, caíram até 7% após o fechamento do mercado…

Educação de Sorriso recebe reconhecimento nacional pela equidade racial Publicado em 04 de fevereiro de 2026 às 10:12 CompartilharFacebookWhatsAppTwitterEmail A rede municipal de ensino de Sorriso recebeu o Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, reconhecimento concedido a sistemas educacionais que desenvolvem ações voltadas à educação das relações étnico-raciais e à valorização da diversidade no ambiente escolar. No município, as ações são desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e incluem práticas pedagógicas, formações e atividades educacionais voltadas à promoção da equidade racial e ao enfrentamento do racismo no contexto escolar. “A concessão do selo evidencia o alinhamento das políticas educacionais da rede municipal às diretrizes nacionais de inclusão, diversidade e equidade no ensino público. O reconhecimento também reforça a consolidação de ações educacionais que contribuem para a formação cidadã dos estudantes e para o cumprimento da legislação educacional vigente”, explica a secretária de Educação, Adriana Reichert. A certificação é concedida no âmbito da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ) e reconhece iniciativas alinhadas à implementação da Lei nº 10.639/2003, atualizada pela Lei nº 11.645/2008, que estabelecem o ensino da história e da cultura afro-brasileira, africana e indígena na educação básica. Tags Imagens Texto: Bianca Arruda × Atenção Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Prefeitura Municipal de Sorriso A capital nacional do agronegócio Avenida Porto Alegre nº 2525 – Centro Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00 (66) 3545 4700 Deseja receber nossa newsletter? Cadastre-se Seu nome Seu e-mail Secretarias Conselhos Outros órgãos/unidades Imprensa Notícias Eventos Esportes Transparência Portal Leis Covid-19 Dados Abertos Links Institucionais Câmara Municipal Previso Ager Tribunal de Contas Procon Mais Ouvidoria e-Sic Perguntas e Respostas Frequentes Secretarias Departamento de Comunicação Portal Covid-19 Boletins Receitas Notícias Portal © 2026 Voltar ao topoLei de acesso a Informação Mapa do site Política de Privacidade Painel Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Nós usamos cookies Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao clicar em entendi ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies. Saber mais

Certificação destaca o compromisso do município com uma educação inclusiva e alinhada às diretrizes nacionais.…