Sinop, 23/01/2026 14:21

  • Home
  • Super Fato MT
  • Paula Calil articula melhorias na mobilidade urbana para motoboys em reunião com a Semob

Paula Calil articula melhorias na mobilidade urbana para motoboys em reunião com a Semob

A presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereadora Paula Calil (PL), se reuniu nesta quinta-feira (22) com a secretária municipal de Mobilidade Urbana, Francyanne Siqueira, e representantes dos motoboys para discutir medidas voltadas à melhoria da mobilidade urbana, com foco na organização dos pontos de apoio utilizados pela categoria em diferentes regiões da capital.

Durante o encontro, foram apresentadas demandas relacionadas à sinalização e regulamentação dos pontos de parada e estacionamento, medida que contribui para a organização do fluxo viário, reduz conflitos no trânsito e evita penalidades indevidas aos trabalhadores durante as pausas de trabalho.

– FIQUE ATUALIZADO: Siga nossas redes sociais e receba informações em tempo real (WhatsAppTelegram e Instagram)

Entre os locais citados estão as regiões Sul, próximo ao Shopping 3 Américas, Grande CPA, Praça 8 de Abril, entre outros pontos estratégicos com grande circulação de motoboys.

A secretária destacou que as solicitações serão analisadas tecnicamente pela equipe da Semob, com foco na viabilidade e impacto na mobilidade urbana.

“A organização dos pontos de parada é uma ação que contribui diretamente para a fluidez do trânsito e para a segurança viária. Recebemos as demandas e encaminhamos para estudos técnicos, para que possamos avançar de forma responsável e eficiente”, afirmou.

Para o presidente do Instituto dos Motoboys de Mato Grosso, João Gabriel Patriota, as medidas representam um avanço tanto para os trabalhadores quanto para a mobilidade da cidade.

“A sinalização e regulamentação dos pontos de parada ajudam a organizar o trânsito e garantem que possamos trabalhar sem o risco de multas injustas. Isso melhora nossa rotina e também o funcionamento da cidade”, ressaltou.

Autora da lei que inclui os pontos de parada para motoboys entre os equipamentos urbanos passíveis de adoção pelo Programa Adote um Ponto, Paula Calil reforçou que a iniciativa integra uma política mais ampla de mobilidade urbana, segurança e organização do espaço público.

“Quando organizamos os pontos de apoio, estamos cuidando da mobilidade urbana, do trânsito e das pessoas. Motoboys são parte essencial da dinâmica da cidade, e nosso papel é garantir condições dignas e seguras para que possam exercer seu trabalho”, destacou a vereadora.

Sobre a lei

A nova legislação altera a Lei Municipal nº 6.154/2016 e estabelece os pontos de parada como espaços destinados ao apoio e organização dos motoboys, com implantação, manutenção e melhorias custeadas por adotantes, sem ônus para o Município.

A medida permite parcerias com empresas e instituições, garantindo estrutura adequada, conforto e segurança, ao mesmo tempo em que contribui para uma cidade mais organizada e com melhor mobilidade urbana.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Celular com câmera robótica já tem data de lançamento confirmada; veja imagens

Celular com câmera robótica já tem data de lançamento confirmada; veja imagens – Canaltech Canaltech…

Flamengo vai para sua 60ª participação seguida no Brasileirão

Campeão do Brasileirão Betano 2025, o Flamengo vai entrar na disputa de 2026 em sua…

Titular do Cruzeiro sai machucado e gera preocupação para clássico

Cássio virou preocupação para o clássico do Cruzeiro contra o Atlético-MG. Durante a partida contra…