O conselho de administração da Alpargatas, dona da Havaianas, recebeu nesta quarta-feira (28) a renúncia apresentada por Pedro Moreira Salles ao cargo de presidente do colegiado, motivada por conflitos de agenda decorrentes das atividades acadêmicas que o executivo desenvolverá, ao longo de 2026, como professor adjunto da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, onde passará, portanto, a residir durante o período.
Nesta mesma data, foi aprovada a eleição de João Moreira Salles, que já integra o conselho de administração da companhia na qualidade de membro efetivo, para o cargo de presidente do conselho.
Os membros do conselho de administração aprovaram, ainda, a alteração do regimento interno do conselho de administração, instituindo o cargo de vice-presidente do conselho de administração, para o qual foi eleito Rodolfo Villela Marino, que igualmente já integra o colegiado na qualidade de membro efetivo.
Em decorrência da vacância no conselho da Alpargatas, seus demais membros aprovaram a eleição de Guilherme Bottura, atualmente membro do comitê de finanças da companhia, para ocupar o cargo de membro efetivo do conselho de administração até a próxima assembleia geral.
Adicionalmente, em respaldo às alterações na composição de seu conselho de administração, foi celebrado o segundo aditamento ao acordo de acionistas da Alpargatas, datado de 26 de janeiro de 2026 e firmado entre o Grupo MS e a Itaúsa, contando, ainda, com a anuência da companhia e da BW Gestão de Investimentos.
O segundo aditamento previu conformar o número de membros do conselho de administração ao estatuto social da Alpargatas, mantido o direito de indicação de, no mínimo, dois conselheiros pela Itaúsa e dois pelo Grupo MS, além de dispor sobre o cargo de vice-presidente do conselho de administração, cuja escolha, assim como a do presidente, deverá ocorrer por consenso entre Itaúsa e Grupo MS. O aditamento também definiu que João Moreira Salles atuará como presidente e Rodolfo Villela Marino como vice-presidente do conselho de administração até a assembleia geral ordinária de 2027.
Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia