A Petrobras estima que a sonda NS-42, destinada pela petroleira para a perfuração de um poço na Bacia da Foz do Amazonas, na Margem Equatorial, deve chegar no Amapá no dia 29 de junho.
Em documento enviado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), na quinta-feira (12), a estatal afirmou que a sonda deixou a Baía de Guanabara, no Rio, onde estava estacionada e fez a limpeza do casco, e atualmente está em Cabo Frio (RJ), para carregamento de materiais.
A Petrobras prevê que a sonda partirá no sábado (14) em direção à locação, a 180 quilômetros da costa do município de Oiapoque, onde será realizada a avaliação pré-operacional (APO), última etapa antes da decisão sobre a emissão da licença pelo Ibama.
A avaliação é uma simulação da perfuração, para que o Ibama possa analisar as respostas a emergências, como vazamentos de óleo. A sonda NS-42 (ou ODN II) pertence à Foresea.
Em outro documento, a Petrobras informou que deve iniciar na segunda-feira (16) o segundo ciclo do projeto de monitoramento de desovas de tartarugas marinhas, prevista no plano ambiental da perfuração do poço do bloco FZA-M-59.