Sinop, 09/07/2025 21:46

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Pontes de concreto impulsionam desenvolvimento na região norte de Mato Grosso

O Governo de Mato Grosso já entregou 222 pontes de concreto em todas as regiões do Estado, e a região norte desponta como uma das mais beneficiadas pelas obras, com impacto direto na mobilidade, na segurança viária e na economia regional. O programa, considerado o maior já executado na área de infraestrutura estadual, substitui estruturas precárias por pontes de concreto que garantem trafegabilidade durante todo o ano e fomentam o escoamento da produção agropecuária.

Segundo o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, cada ponte construída representa mais do que uma obra física: é a remoção de um obstáculo ao desenvolvimento. “Eu sempre digo que construir uma ponte de concreto é remover um obstáculo para o desenvolvimento. A ponte de concreto garante que durante o ano inteiro será possível atravessar aquele rio e isso é benéfico tanto para os produtores, quanto para a população que precisa exercer o seu direito de ir e vir”, afirmou.

Entre as obras já entregues, a ponte sobre o Rio Teles Pires, na MT-419, é destaque com seus 692 metros de extensão. A estrutura, que liga os municípios de Carlinda e Novo Mundo, substituiu uma balsa e, juntamente com a pavimentação em andamento, cria um novo corredor logístico na região norte. Outra importante entrega na mesma região é a ponte de 550 metros sobre o Rio Teles Pires, na MT-325, em Alta Floresta. Ela conecta o município à região do Porto de Areia, na divisa com o Pará, e beneficia diretamente a produção agrícola e os setores pesqueiros da área.

Em Apiacás, a nova ponte sobre o Rio Apiacás, com 240 metros, representa um avanço significativo para o município, que passa a ter uma ligação terrestre mais segura com o restante do Estado, graças à pavimentação da MT-206. Em Aripuanã, a ponte de 240 metros sobre o Rio Aripuanã era uma demanda antiga da população e agora está concluída, melhorando o acesso e impulsionando o desenvolvimento local.

Também na região, obras importantes como a ponte de 240 metros sobre o Rio Arinos, na MT-242, ligam municípios como Itanhangá e Brasnorte, promovendo integração territorial. Em Porto dos Gaúchos, a estrutura de 305 metros sobre o Rio Arinos, na MT-220, proporciona uma ligação mais rápida com a BR-163 e beneficia todo o eixo produtivo que abrange Juína e municípios vizinhos.

Atualmente, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) mantém 79 obras de construção de pontes em andamento. Duas delas, localizadas também no norte do Estado, devem entrar para a lista das maiores já executadas. A principal é a ponte sobre o Rio Juruena, na MT-208, entre Cotriguaçu e Nova Bandeirantes. Com 1.360 metros de extensão, ela está prevista para ser concluída em 2026 e será a maior ponte da história de Mato Grosso. Outra obra de grande porte é a ponte sobre o Rio Teles Pires, na MT-561, em Itaúba, com 561 metros de extensão. As obras dessa estrutura começaram em abril deste ano.

Além de representarem marcos estruturais, as pontes entregues têm papel decisivo na integração de comunidades, no acesso a serviços essenciais, no transporte escolar e no fortalecimento da economia local. A substituição de pontes de madeira e balsas por estruturas de concreto elimina interrupções comuns em períodos de chuva e reduz significativamente o risco de acidentes.

Com o avanço das obras, especialmente no norte do Estado, o Governo de Mato Grosso demonstra o compromisso em garantir infraestrutura de qualidade, segurança viária e integração regional, impulsionando o desenvolvimento sustentável e promovendo a inclusão de áreas historicamente isoladas.

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