A notícia dos dois transplantes pelos quais Faustão foi submetido nas últimas semanas provocou uma intensa discussão nas redes sociais sobre a fila organizada pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

A Central de Transplantes do Estado de São Paulo se manifestou sobre a agilidade do apresentador para obter a doação de órgãos e alegou que tudo seguiu conforme “critérios de gravidade estabelecidos”.
A Secretaria de Saúde deu detalhes das inscrições de Faustão para a fila de transplantes. O pedido ocorreu em maio de 2025 para transplante duplo de fígado e rim, após insuficiência hepática e renal:
“Recentemente, o paciente F.S apresentou insuficência hepática e renal sendo inscrito em maio de 2025, para transplante duplo, fígado/rim, e foi transplantado no dia 6 de agosto, seguindo os critérios de gravidade estabelecidos para este órgão”.
A Central lembrou que Faustão passou por um transplante de coração em agosto de 2023, acompanhado por um transplante de rim em fevereiro de 2024.
Transplantes de Faustão: Secretaria ressalta fatores de prioridade
A Secretaria pontuou que a prioridade para os transplantes envolve inúmeros fatores, como a ordem cronológica de inscrição, a gravidade do quadro clínico, a disponibilidade do órgão e a inexistência de tratamentos alternativos.
A pasta salientou a “prioridade aos casos de urgência em que há risco de morte”.
Faustão está internado há quase 100 dias
O ex-contratado da Globo deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, no dia 21 de maio, para o tratamento de infecção bacteriana aguda com sepse.
O hospital revelou que o paciente passou a ser acompanhado de perto para “controle infeccioso e reabilitação clínica e nutricional, com o objetivo de estabilizar seu estado de saúde”.
Faustão não tem previsão de alta.


Escrito por
Paulo Carvalho
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].