Sinop, 06/10/2025 17:13

  • Home
  • Política
  • Por telefone, Lula pede fim do tarifaço e convida Trump para vir ao Brasil

Por telefone, Lula pede fim do tarifaço e convida Trump para vir ao Brasil

Após o encontro relâmpago na Assembleia Geral da ONU, em que disse ter “gostado” de Lula (PT), Donald Trump ligou para o presidente brasileiro na manhã desta segunda-feira (6). Desta vez, os dois chegaram a trocar números de telefone e Lula reforçou convite para Trump participar da COP30.

Presidente Lula. (Foto: Ricardo Stuckert)

Durante a ligação, Lula pediu ao presidente dos EUA a retirada da sobretaxa de 40% imposta a produtos brasileiros, além da suspensão das outras medidas restritivas aplicadas contra autoridades nacionais.

Lula ainda destacou que o Brasil é um dos três países do G20 com os quais os Estados Unidos mantêm superávit na balança de bens e serviços – daí a importância de uma relação amigável entre os dois países.

Segundo Lula, a conversa durou cerca de 30 minutos e manteve a mesma “boa química” do encontro anterior, ocorrido em Nova York.

“Considero nosso contato direto como uma oportunidade para a restauração das relações amigáveis de 201 anos entre as duas maiores democracias do Ocidente.”

Lula pelo Twitter.

Conforme Lula, Trump designou o secretário de Estado, Marco Rubio, para dar continuidade às negociações com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

“Concordamos em nos encontrar pessoalmente em breve”, afirmou Lula, sugerindo a possibilidade de um encontro durante a Cúpula da ASEAN, na Malásia.

Lula também reiterou o convite a Trump para participar da COP30, em Belém (PA), e informou que está disposto a viajar aos Estados Unidos para um novo diálogo.

“Eu e o presidente Trump trocamos telefones para estabelecermos uma via direta de comunicação.”

Lula pelo Twitter.

Participaram da conversa o vice-presidente Geraldo Alckmin, os ministros Mauro Vieira, Fernando Haddad, Sidônio Palmeira e o assessor especial Celso Amorim.

Entenda o tarifaço

Em agosto, Trump impôs uma tarifa de importação de 50% sobre produtos brasileiros, como forma de limitar a concorrência estrangeira. A medida, no entanto, também teve motivações políticas. À época, Trump mencionou suposta perseguição ao ex-presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores, além de criticar a atuação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Parece que só piora: Game Pass perde mais um benefício após aumento de preço

Parece que só piora: Game Pass perde mais um benefício após aumento de preço –…

Bombeiros controlam incêndio em residência desocupada no bairro Bom Jesus, em Alta Floresta

Uma casa pegou fogo na madrugada desta segunda-feira (6), na Rua LN 4, bairro Bom…

Fechou o tempo no MorumBis! Palmeiras provoca São Paulo nas redes

O Palmeiras utilizou as redes sociais para provocar o São Paulo após a vitória de…