Sinop, 06/02/2026 04:55

Preços do algodão em pluma seguem em alta no Brasil

Os preços do algodão em pluma continuam em alta no mercado spot brasileiro, segundo levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). O movimento de valorização é impulsionado pelo cenário externo favorável e pela disposição de compradores brasileiros em pagar mais por lotes que atendam requisitos específicos de qualidade.

De acordo com pesquisadores do Cepea, os produtores seguem priorizando o cumprimento de contratos já firmados para a pluma e utilizam a comercialização da soja para gerar caixa. Com isso, boa parte dos cotonicultores mantém a firmeza nos preços dos lotes da safra 2023/24 e também demonstra interesse na venda antecipada da produção das safras 2024/25 e 2025/26, tanto para o mercado interno quanto para exportação.

A perspectiva de demanda aquecida e de preços sustentados reforça a atratividade do algodão para os produtores, que acompanham de perto as movimentações do mercado global e as oportunidades de comercialização futura.

Indicador do algodão

Ontem (18), de acordo com dados do Cepea/Esalq, o preço do algodão em pluma – prazo de 8 dias – era cotado a R$ 424,61, aumento de 1,63% em relação ao mês anterior.

Sobre o Cepea

O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) é parte do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), unidade da Universidade de São Paulo (USP), e realiza pesquisas sobre a dinâmica de cadeias produtivas e também sobre o funcionamento integrado do agronegócio.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Jovens musicistas de Poconé integram a primeira formação nacional da Orquestra Jovem Sesc Brasil

Assessoria A Orquestra Jovem Sesc Brasil fez sua estreia oficial com talentos de todas as…

Corregedoria apresenta sistemas judiciais e painéis de BI aos 35 novos juízes e juízas

O Curso Oficial de Formação Inicial (COFI) dos 35 juízes e juízas recém-empossados no Poder…

Centro-Oeste tem risco de temporais e ventos fortes

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nessa quarta-feira (4), um alerta de chuvas intensas…