A Prefeitura de Matupá, por meio da Secretaria de Saúde, concluiu a retirada de 115 toneladas de pneus acumulados no pátio da Secretaria de Obras, Infraestrutura e Transportes, localizado às margens da MT-322. A ação, que teve início no dia 7 de março, tem como principal objetivo eliminar potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika.
De acordo com Francisco Carlos Vieira, chefe de endemias do município, a retirada dos pneus foi uma medida necessária após a autorização do Ministério Público e a determinação do prefeito Bruno Mena. “Desde agosto do ano passado, estamos buscando uma solução para resolver esse acúmulo de pneus. Com essa ação, queremos manter o pátio da Secretaria de Obras sempre limpo e, para garantir a continuidade do trabalho, um caminhão realizará a coleta a cada 15 dias”, explicou Vieira.
Os pneus retirados do local foram encaminhados para uma empresa especializada em coleta e destinação ambientalmente correta de pneus, com sede em São Paulo, que possui um convênio formalizado com a prefeitura.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, o município de Matupá registrou, até o momento, 33 casos de dengue e um de chikungunya neste ano, sem ocorrência de casos de zika ou óbitos. Em 2024, o município contabilizou 202 casos de dengue, cinco de chikungunya e dois de zika, também sem registros de óbitos.