Sinop, 03/08/2025 08:47

prêmios de exportação atingem o maior valor desde 2022

Levantamentos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) mostram que as negociações envolvendo soja foram intensificadas na última semana no spot nacional, ou seja, no mercado de transações em que a entrega da mercadoria é imediata e o pagamento é feito à vista.

Segundo o Centro de Pesquisas, isso se deve ao crescimento na oferta e à presença mais ativa de compradores, sobretudo externos.

Como reflexo, os prêmios de exportação já começaram a subir no país, de acordo com análises do Cepea. Com base no porto de Paranaguá (PR), o prêmio de exportação de soja está sendo ofertado em 85 centavos de dólar/bushel para embarque em março/25, o maior valor desde 2022.

A maior demanda internacional pela oleaginosa brasileira está atrelada ao agravamento no conflito comercial entre os Estados Unidos e a China – o governo chinês anunciou tarifas a produtos agropecuários norte-americanos; para a soja, a taxa adicional é de 10%.

Agora, pesquisadores do Cepea explicam que consumidores asiáticos devem se redirecionar à América do Sul, principalmente para o Brasil, que é o maior produtor e exportador mundial de soja.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Metrópoles transmite os jogos da segunda fase da Série D em parceria com o Olhar Esportivo

Com mais de 10 câmeras, equipes a postos em Lucas do Rio Verde e na…

Agricultora de Itu ensina a preparar suco de pitaia refrescante

A nossa dica do produtor deste domingo (3), vem de Itu, interior de São Paulo.…

Mirassol vence Vasco em jogo eletrizante e entra no G-6 do Brasileirão

Em uma noite de sábado marcada por grande expectativa e nervosismo no Maracanã, o Fluminense…