O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Sérgio Ricardo, realizou uma vistoria nas obras do Ônibus de Transporte Rápido (BRT) na Avenida do CPA, em Cuiabá, na noite de quinta-feira (10). O presidente se disse satisfeito ao ver os trabalhadores dando andamento na obra até mesmo no período noturno.
A implantação do BRT em Cuiabá e Várzea Grande tem enfrentado uma série de entraves desde que foi anunciada, em substituição ao projeto do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que foi oficialmente abandonado pelo Governo do Estado em 2021. Após a rescisão com a empresa responsável por descumprimento de prazos e falhas no planejamento, o projeto do BRT também passou por atrasos e mudanças no cronograma.
O TCE tem acompanhado de perto a evolução das obras. Sérgio Ricardo relembrou que, nos últimos meses, cobrou insistentemente do Executivo estadual a adoção de medidas que acelerassem o ritmo dos trabalhos.
“Eu havia solicitado ao longo de vários meses que essa obra tem que terminar com urgência. Sugeri ao Governo que colocasse três turnos, inclusive aos sábados e domingos. Fico muito feliz que o Governo tenha entendido a pressa. O povo está cansado de esperar”, declarou.
A nova estratégia adotada pelo Governo de Mato Grosso inclui a divisão da obra em lotes menores, o que permite contratar empresas diferentes e acelerar as frentes de trabalho. Com isso, as obras que estavam paradas ou com ritmo lento começam a pegar o ritmo.
Durante a vistoria, Sérgio Ricardo parabenizou os profissionais envolvidos e destacou a importância da retomada com seriedade e responsabilidade.
“Quero parabenizar o governador Mauro Mendes, o secretário Marcelo Oliveira e toda a equipe. Veja que agora a coisa começou a funcionar. Tenho sugerido que essa obra seja concluída até fevereiro de 2026. Vejam o ritmo acelerado”, afirmou o presidente.