A Prefeitura de Cuiabá, em uma iniciativa liderada pela Bem-Estar Animal, realiza neste sábado (26) o primeiro Mutirão de Castração de cães e gatos. Ao todo serão 44 animais de ONGs e protetores independentes que prestam um importante serviço para a causa animal em Cuiabá. A ação acontece no Hospital Veterinário da UFMT, que é parceiro nesse processo, o qual visa coibir o aumento desordenado de animais.
Nesta edição do evento, foram priorizados os machos. Conforme o andamento das castrações nas próximas edições, haverá abertura de vagas também para as fêmeas. No mutirão do mês de agosto, por exemplo, já está prevista uma ampliação do número de castrações para 50.
Além disso, as cirurgias em machos são menos invasivas, com menor tempo cirúrgico e recuperação pós-operatória mais simples. Fator que permite a otimização de recursos e materiais disponíveis, garantindo maior número de atendimentos por dia e reduzindo riscos anestésicos e complicações clínicas.
“Menor esforço cirúrgico frente a um maior impacto reprodutivo. Um único macho não castrado pode fecundar várias fêmeas ao longo do ano, contribuindo de forma desproporcional para o crescimento populacional. Ao castrar prioritariamente machos, reduz-se rapidamente a taxa de nascimentos, conforme evidenciado em estudos científicos e políticas públicas de manejo populacional animal”, explicou a diretora da Bem-Estar Animal, Morgana Thereza Ens.
“O processo de castração foi reinventado agora em junho, com a organização dos trabalhos”, disse o diretor do Hovet, doutor Kledir A. H. Spohr. Segundo ele, as castrações estavam ligadas aos atendimentos médicos que aconteciam no local, para que os animais voltassem para casa já castrados.
Atendimento geral
Futuramente, o mutirão será estendido aos munícipes de baixa renda, assistidos por programas sociais. “Nossos munícipes estão sendo atendidos com duas castrações diariamente e, em breve, estaremos aumentando para quatro por dia, além da possibilidade de abrir um mutirão específico para atender também este público. A demanda por castrações gratuitas é alta, mais de 50 pedidos por dia”, revelou Morgana.
SERVIÇO
O quê: Mutirão de Castração
Quando: Sábado (26)
Local: Hospital Veterinário da UFMT (HOVET)
Horário: A partir das 7h (chegada dos pacientes – animais)