A Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT), órgão ligado à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), promoveu, nesta quarta-feira (30.7), uma capacitação para a equipe de atendimento do órgão. A formação reuniu cerca de 50 servidores que realizam o atendimento direto ao público consumidor.
O objetivo da capacitação foi aprimorar e padronizar a qualidade do atendimento prestado pelo Procon Estadual à população de Mato Grosso.
– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
– FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
“A equipe de atendimento é a porta de entrada do cidadão no órgão, e oferecer um serviço de excelência é fundamental para garantir a orientação correta e o registro adequado das demandas. Nosso objetivo é assegurar que os servidores estejam plenamente capacitados para identificar as relações de consumo, registrar as reclamações com precisão e orientar o público de forma eficaz, otimizando o trabalho de todos os setores do Procon Estadual”, enfatizou a secretária adjunta, Cristiane Vaz.
A formação, realizada no Veneza Palace Hotel, reuniu servidores que trabalham na Coordenação de Atendimento nos postos do Procon Estadual localizados nas unidades do Ganha Tempo da Praça Ipiranga e do CPA I , além do posto da Assembleia Legislativa (ALMT), em Cuiabá; e do Centro Estadual de Cidadania (CEC) do Várzea Grande Shopping, em Várzea Grande.
Durante a palestra de abertura, Cristiane Vaz lembrou que as principais missões do Procon são educar os consumidores e os fornecedores sobre seus direitos e deveres, combater as práticas infrativas e manter o equilíbrio nas relações de consumo.
De acordo com a secretária adjunta, os Procons e as legislações consumeristas foram criados para equilibrar a relação entre consumidor e fornecedor.
“O Procon não existe para fechar ou prejudicar o fornecedor, mas para proteger o consumidor, que é a parte mais vulnerável em uma relação de consumo. Nem sempre o consumidor tem razão, mas ele tem direito a receber informações corretas e adequadas sobre o produto que está adquirindo ou sobre o serviço que está contratando”, destacou Cristiane.
A servidora do Procon-MT, Daiane Garcia Vieira, considerou a capacitação importante para qualificar o trabalho dos atendentes do órgão.
“Vivemos em um momento em que o digital ganha cada vez mais espaço em nossas vidas, principalmente entre os mais jovens, e muitas vezes fazemos mais de uma coisa ao mesmo tempo. Essa capacitação chama nossa atenção para a necessidade de realizarmos um atendimento mais humanizado, de praticar a escuta ativa e estarmos atentos ao relato do consumidor. Dessa forma, podemos fazer melhor nosso trabalho, tanto repassando orientações sobre os direitos do consumidor quanto registrando a reclamação de forma correta, coerente e eficiente”, explicou Daiane.
Capacitação técnica
O evento prosseguiu pela manhã com palestras sobre o Código de Defesa do Consumidor (CDC); O impacto do Atendimento na Conciliação; O papel da fiscalização e as diferenças entre denúncia e reclamação; O papel da Coordenação de Gestão de Processos e Documentos: Os trâmites das demandas no setor; e Atendimento no Procon: conceitos básicos de atendimento e orientação ao público consumidor.
A formação para a equipe de Atendimento do Procon-MT continuou à tarde, com apresentação da Controladoria Geral do Estado (CGE) sobre o uso de Inteligência Artificial e workshop sobre o fluxo de atendimento no Procon-MT.