Sinop, 31/07/2025 15:29

  • Home
  • Super Fato MT
  • Procon Estadual promove curso para qualificar atendimento ao consumidor

Procon Estadual promove curso para qualificar atendimento ao consumidor

A Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT), órgão ligado à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), promoveu, nesta quarta-feira (30.7), uma capacitação para a equipe de atendimento do órgão. A formação reuniu cerca de 50 servidores que realizam o atendimento direto ao público consumidor.

O objetivo da capacitação foi aprimorar e padronizar a qualidade do atendimento prestado pelo Procon Estadual à população de Mato Grosso.

– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)

– FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)

“A equipe de atendimento é a porta de entrada do cidadão no órgão, e oferecer um serviço de excelência é fundamental para garantir a orientação correta e o registro adequado das demandas. Nosso objetivo é assegurar que os servidores estejam plenamente capacitados para identificar as relações de consumo, registrar as reclamações com precisão e orientar o público de forma eficaz, otimizando o trabalho de todos os setores do Procon Estadual”, enfatizou a secretária adjunta, Cristiane Vaz.

A formação, realizada no Veneza Palace Hotel, reuniu servidores que trabalham na Coordenação de Atendimento nos postos do Procon Estadual localizados nas unidades do Ganha Tempo da Praça Ipiranga e do CPA I , além do posto da Assembleia Legislativa (ALMT), em Cuiabá; e do Centro Estadual de Cidadania (CEC) do Várzea Grande Shopping, em Várzea Grande.

Durante a palestra de abertura, Cristiane Vaz lembrou que as principais missões do Procon são educar os consumidores e os fornecedores sobre seus direitos e deveres, combater as práticas infrativas e manter o equilíbrio nas relações de consumo.

De acordo com a secretária adjunta, os Procons e as legislações consumeristas foram criados para equilibrar a relação entre consumidor e fornecedor.

“O Procon não existe para fechar ou prejudicar o fornecedor, mas para proteger o consumidor, que é a parte mais vulnerável em uma relação de consumo. Nem sempre o consumidor tem razão, mas ele tem direito a receber informações corretas e adequadas sobre o produto que está adquirindo ou sobre o serviço que está contratando”, destacou Cristiane.

A servidora do Procon-MT, Daiane Garcia Vieira, considerou a capacitação importante para qualificar o trabalho dos atendentes do órgão.

“Vivemos em um momento em que o digital ganha cada vez mais espaço em nossas vidas, principalmente entre os mais jovens, e muitas vezes fazemos mais de uma coisa ao mesmo tempo. Essa capacitação chama nossa atenção para a necessidade de realizarmos um atendimento mais humanizado, de praticar a escuta ativa e estarmos atentos ao relato do consumidor. Dessa forma, podemos fazer melhor nosso trabalho, tanto repassando orientações sobre os direitos do consumidor quanto registrando a reclamação de forma correta, coerente e eficiente”, explicou Daiane.

 Capacitação técnica

O evento prosseguiu pela manhã com palestras sobre o Código de Defesa do Consumidor (CDC); O impacto do Atendimento na Conciliação; O papel da fiscalização e as diferenças entre denúncia e reclamação; O papel da Coordenação de Gestão de Processos e Documentos: Os trâmites das demandas no setor; e Atendimento no Procon: conceitos básicos de atendimento e orientação ao público consumidor.

A formação para a equipe de Atendimento do Procon-MT continuou à tarde, com apresentação da Controladoria Geral do Estado (CGE) sobre o uso de Inteligência Artificial e workshop sobre o fluxo de atendimento no Procon-MT.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Justiça irlandesa rejeita apelação de McGregor em caso de estupro

Ao que tudo indica, Conor McGregor terá que pagar indenização de 250 mil euros (cerca…

Mangá de premonições acertou previsões de tsunami e terremoto no Japão

O mangá The Future I Saw (O Futuro que Eu Vi, em tradução literal), da…

Tarifaço pode afetar 36% das exportações brasileiras, diz Alckmin

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, calcula que 35,9%…