Sinop, 09/07/2025 11:03

Produção de sorgo cresce e ganha protagonismo para mercado de biocombustíveis na Bahia

A produção de sorgo na Bahia deve crescer 39,3% na safra 2024/25, em comparação com o ciclo anterior. Segundo dados mais recentes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a estimativa é de uma colheita de 728 mil toneladas, com aumento de 5% na área plantada, que deve alcançar 206 mil hectares.

Tradicionalmente usado para cobertura do solo durante a entressafra da soja, o sorgo ganha agora novo protagonismo no campo. Além de sua função na manutenção do solo e como ingrediente para ração animal, o grão passa a ser visto como uma das principais apostas para a produção de biocombustíveis, como etanol e biodiesel na região Oeste da Bahia.

Nesse contexto, Carlos Roberto Oizimas, gerente de uma fazenda em Luís Eduardo Magalhães (BA), lembra que o sorgo inicialmente era cultivado apenas para enriquecer o solo, mas que o manejo evoluiu ao longo dos anos.

“Era mais para cobertura de solo, visando aportar matéria orgânica e melhorar a biologia do solo. Com o tempo a gente viu que ele tinha um potencial e fomos evoluindo em manejo. Fomos trazendo as ferramentas da soja também para o sorgo. Hoje ele já ajuda a pagar o custo da soja”, explica.

Plantação de sorgo no Oeste da Bahia | Imagem: Agência Script

Com a instalação de uma biorrefinaria da Inpasa em Luís Eduardo Magalhães, produtores esperam mais estabilidade no mercado, especialmente em relação aos preços da cultura.

Do mesmo modo, o produtor rural Greico Henrique destaca o novo cenário: “A expectativa é que o sorgo deixe de ser uma safrinha e passe a ter mais valor. Serve para ração, etanol e biodiesel”.

Pedro Cappelleso, produtor com áreas irrigadas e de sequeiro, também aposta no avanço da cultura. “É um produto que vai bem na ração e está recebendo novas tecnologias. No sequeiro, com menos chuva, estimamos 70 sacas por hectare. No pivô, deve chegar a 150 ou 160 sacas”, relata.

Verticalização da produção

A presença da indústria é vista como um fator estratégico. Para o engenheiro agrônomo Diego Batista Aires, o crescimento do cultivo começa a ter relação com a chegada da Inpasa.

“A gente está vendo o crescimento exponencial no Oeste da Bahia. Produtores que não plantavam sorgo hoje estão vendo a possibilidade de plantar devido a empresa passar essa credibilidade, essa segurança de travar o sorgo (preço)”, disse.

Segundo Irineo Piaia Junior, gerente de originação de grãos da Inpasa, a unidade vai processar cerca de 1 milhão de toneladas de milho e/ou sorgo, gerando em torno de 450 milhões de litros de etanol.

Refinaria da Inpasa em Sinop, Mato Grosso
Refinaria da Inpasa em Sinop (MT) | Foto: Divulgação

Além disso, de acordo com Irineo, a indústria de biocombustíveis deve gerar empregos na região.“Vemos um grande potencial de aumento de área e produtividade no Oeste da Bahia. Agora, no momento da obra, a gente chega a ter 2.000, talvez 2.500 pessoas diretas e indiretas na construção da indústria.”, destaca.

Como resultado, também pontou sobre o quantitativo de colaboradores diretos. “E posteriormente, quando a planta estiver pronta, estimamos em torno de 450 pessoas no quadro”.

Por fim, ainda durante entrevista exclusiva ao repórter Vinicius Ramos, o gerente também detalhou a diferença entre milho e o sorgo na produção do biocombustíveis.

“No processo industrial com o milho eu consigo produzir o etanol, o DDGS (sigla em inglês que significa grãos secos de destilaria com solúveis) e consigo extrair um pouco de óleo. Já com o sorgo a gente só não tem essa extração do óleo”, explica.


Você também pode participar deixando uma sugestão de pauta. Siga o Canal Rural Bahia no Instagram e nos envie uma mensagem.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Diretores do Grupo Mônaco visitam sede da Martinello e reforçam alianças estratégicas no varejo

Assessoria Em um encontro marcado pela valorização de laços históricos e visão de futuro, o…

Lyon reverte rebaixamento e se mantém na primeira divisão da França

O Lyon vai permanecer na primeira divisão da França. O clube de John Textor teve…

Netflix divulga trailer da segunda temporada de Wandinha. Veja

A Netflix divulgou, nesta quarta-feira (9/7), o trailer oficial da primeira parte da segunda temporada…