Geandre Latorraca | Estadão Mato Grosso
Mato Grosso é o maior produtor de algodão do Brasil
Mato Grosso deve produzir 6,92 milhões de toneladas de algodão em caroço na temporada 2024/25, cuja colheita alcançou 18,27% na última sexta-feira (02.08), aponta o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). A produção deve ser 8,21% maior que na temporada anterior, quando foram colhidas 6,39 milhões de toneladas.
Já a área destinada para o ‘ouro branco’ foi de 1,52 milhão de hectares, sendo 297,4 mil hectares semeados na primeira safra e 1,22 milhão de hectares na segunda safra (após a colheita da soja). O aumento da produção, segundo o Imea, deve ocorrer mesmo com o prolongamento das chuvas em 2025.
– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
– FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
“Os informantes do Imea relataram que o cenário foi positivo para o desenvolvimento do algodão de segunda safra, especialmente o semeado mais tardiamente, contribuindo para uma perspectiva otimista quanto à produtividade final da temporada. Em ago/25, a estimativa de produtividade média do algodão em caroço ficou em 302,99 @/há”, disse.
A região com maior área destinada à pluma é a região Oeste, onde estão localizados grandes produtores como Campo Novo do Parecis e Sapezal. A região Oeste é responsável pelo plantio de 444 mil hectares, seguida pela região Médio-Norte, com 435 mil hectares. A região Sudeste aparece como a terceira principal região produtora, com 348,63 mil hectares.