Sinop, 24/01/2026 07:09

Produtores mineiros aumentam produção de leite em 700%

No Vale do Mucuri, em Minas Gerais, pequenos pecuaristas estão celebrando um avanço histórico na produção de leite. Em apenas cinco anos, a produtividade saltou de 70 para 500 litros por dia, o que representa um crescimento de 700%. O resultado é fruto do Sebraetec FIV, programa do Sebrae Minas que oferece acesso à Fertilização In Vitro (FIV) a custos reduzidos.

Atualmente, os produtores arcam com apenas 30% do valor da tecnologia, enquanto o Sebrae/MG cobre os 70% restantes. Com isso, a técnica permite acelerar o melhoramento genético do rebanho, garantindo animais mais produtivos e adaptados. Além disso, o programa oferece consultorias contínuas que orientam os produtores em alimentação e manejo adequado.

Segundo Gabrielly Dayrell, analista do Sebrae/MG, o sucesso é resultado da união entre instituições e produtores.

“No início, vendíamos uma tecnologia cara e pouco conhecida no Brasil, pouco palpável para os produtores. Felizmente, eles confiaram na proposta, aderiram a ela e, agora, temos bons números para apresentar”, destaca Dayrell.

  • Participe do Porteira Aberta Empreender: envie perguntas, sugestões e conte a sua história de empreendedorismo pelo WhatsApp

Superação e resultados

O programa começou em 2020 e já atende cerca de 150 produtores. Luiz Alberto Gonçalves da Cruz, presidente do Sindicato Rural de Machacalis, conta que a iniciativa foi decisiva.

“A chegada de um e-mail informando sobre o programa foi uma tábua de salvação”, afirma Gonçalves da Cruz, relembrando que a região clamava por socorro e a proposta de transferência de embrião trouxe esperança.

Com a técnica, o Vale do Mucuri atingiu índices de prenhez acima da média nacional, chegando a 84,7%.

O Sítio Irmãos Ribeiro, no município de Bertópolis, participa do Sebraetec FIV desde 2022. Elias Joaquim Ribeiro Filho herdou a propriedade do pai em 2010, mas só depois de ter acesso ao programa do Sebrae Minas o produtor passou a vislumbrar uma oportunidade real de crescimento do negócio.

“No primeiro ano, alcancei um aproveitamento de 50% dos embriões. Já em 2024, consegui a proeza de 100% no índice de prenhez do rebanho”, conta.

Esses resultados mostram que investir em genética melhora a produtividade, garante renda e fortalece a sucessão familiar rural.

Porteira Aberta Empreender

Quer saber mais? Assista ao programa Porteira Aberta Empreender, uma parceria entre o Sebrae e o Canal Rural, que traz dicas, orientações e mostra histórias reais de micro e pequenos produtores de todo o país.

Às sextas-feiras, às 18h, no Canal Rural. | Foto: Arte Divulgação

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Ano começa com oportunidades para investimentos

Assessoria de Imprensa O ano de 2026 começa com um cenário favorável para quem deseja…

tudo sobre a novela de 24/01 a 31/01/2026

Confira o que está reservado para os episódios de Coração Acelerado (de 24/01 a 24/01/2026).…

Estação Ipiranga será fechada por quatro dias para obras da Águas Cuiabá; trânsito será remanejado » Esportes & Notícias

A Estação Ipiranga será fechada a partir deste sábado (25/1) para a realização de obras…