Sinop, 04/10/2025 01:31

  • Home
  • Super Fato MT
  • Professor do IFMT é afastado após denúncia de assédio contra alunas

Professor do IFMT é afastado após denúncia de assédio contra alunas

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) resolveu afastar preventivamente o professor Ilson Dias da Silva, do campus Cuiabá. O ato de afastamento foi divulgado nesta terça-feira, 30 de setembro, após Ilson ser denunciado por supostamente assediar 26 alunas dos cursos de Edificações e Agrimensura, com idades entre 16 e 17 anos. O docente já havia sido acusado das mesmas práticas há cerca de 10 anos.

Na denúncia, as estudantes contam que o docente teria filmado elas sem autorização, focando em partes íntimas e realizando comentários inapropriados.

– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)

– FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)

As alunas relataram aos pais os episódios em que eram observadas de forma sensual enquanto se arrumavam para atividades na piscina.

As informações são de que 10 alunas dos cursos de Edificações teriam sido importunadas por ele. Outros 4 alunos do sexo masculino também resolveram denunciar o professor, porque teriam presenciado a situação.

Além disso, 16 alunas do curso de Agrimensura teriam denunciado o professor na própria instituição. Entretanto, apenas 5 registraram boletim de ocorrência, conforme apurou a reportagem.

Por meio de nota, a assessoria do IFMT informou que a denúncia contra o professor ocorreu na última sexta-feira (26). Assim que foi informada sobre as irregularidades, a coordenação abriu um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar o caso.

Os pais e as vítimas foram encaminhados para a Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Deddica), que também deverá investigar o educador.

Reincidente

A reportagem também apurou que uma denúncia semelhante foi registrada contra o educador em junho de 2014. Na época, ele teria chamado duas alunas para irem ao vestiário, sob o pretexto de tirar fotos para os jogos estudantis, para fazer a credencial. No entanto, ele teria usado a situação como pretexto para se aproximar e encostar seu corpo nas meninas.

A “sessão de fotos” só terminou quando uma terceira aluna entrou no vestiário e as outras duas adolescentes correram.

Um boletim de ocorrências foi registrado e o caso foi judicializado. Um PAD também chegou a ser aberto, mas nada aconteceu e Ilson Dias continuou com suas funções no IFMT.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

A atitude da Band após perrengue inesperado com a Fórmula 1

A Band foi notícia nas últimas horas por mais um episódio envolvendo sua crise financeira.…

Seduc intensifica ações de gestão e acompanhamento do Saeb 2025 » Esportes & Notícias

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) promoveu, nessa quinta-feira (2.10), mais…

Ex-presidente da Contag, alvo da CPI do INSS, tem transações acima de sua capacidade, aponta Coaf | Política

Irmão do deputado federal Carlos Veras (PT-PE), o então presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores…