O Programa Verde Novo, iniciativa do Poder Judiciário de Mato Grosso voltada à recuperação das florestas urbanas, realizou na manhã deste sábado (10) o plantio simbólico de uma muda de árvore no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá. A ação integra a programação da Corrida de Reis 2026 e marca o início da implantação do “Bosque dos Campeões”, que contará com o plantio de 57 mudas de árvores nativas do Cerrado.O número de mudas faz referência aos 57 atletas campeões da edição 2026 da Corrida de Reis, associando esporte, sustentabilidade e preservação ambiental. A iniciativa é fruto da parceria entre o Programa Verde Novo e a TV Centro América (TVCA).
Durante o ato simbólico, o coordenador do Programa Verde Novo, Sergio Savioli Resende, destacou que o plantio das mudas deixará um legado ambiental da Corrida de Reis 2026, reforçando a importância da arborização urbana, da preservação do meio ambiente e da promoção da qualidade de vida. “O Programa Verde Novo do Poder Judiciário já tem uma parceria de longa data com a TVCA. Especificamente na Corrida de Reis, essa é a terceira participação e, nesta edição, pela primeira vez estamos dando um título à ação ambiental. Aqui no Parque Novo Mato Grosso, vamos implantar o Bosque dos Campeões, uma alusão aos 57 prêmios entregues na corrida. Serão plantadas 57 mudas nativas para deixar um legado ambiental desta edição. Hoje realizamos o plantio simbólico da primeira muda, mas o bosque será formado posteriormente, com o auxílio de reeducandos do sistema penitenciário, agregando também uma importante ação social”, disse.
O gerente de Sustentabilidade da Rede Mato-grossense de Comunicação, Cícero Mariano, ressaltou que o caráter histórico da iniciativa e o impacto ambiental positivo da ação. “Essa parceria rende bons frutos para a sustentabilidade da cidade. A 41ª edição da Corrida de Reis acontece em um parque público, rodeado de natureza, e entendemos que este era o momento ideal para homenagear os atletas com o plantio de árvores. Serão 57 árvores de espécies do Cerrado, resistentes, que futuramente poderão ser identificadas com QR Code, trazendo o nome e a história de cada atleta homenageado. É uma ação simples, mas com impacto ambiental e educativo muito significativo”, afirmou.Criado em 2017 pelo desembargador Rodrigo Curvo, o Programa Verde Novo já distribuiu e plantou mais de 252 mil mudas de espécies nativas e frutíferas do Cerrado. A iniciativa tem contribuído para a conscientização ambiental da população e para a melhoria da arborização urbana em Cuiabá e em outros municípios de Mato Grosso. Quando o programa foi implantado, Cuiabá ocupava a 20ª posição no ranking nacional de arborização urbana, com 39,6% das vias arborizadas, conforme dados do IBGE de 2010. Em 2025, a capital alcançou a 8ª colocação, com 74,23% de ruas e avenidas arborizadas, de acordo com o levantamento mais recente do IBGE (2022).
A engenheira florestal do Programa Verde Novo, Rosiani Carnaíba, afirmou que a ação marca o início das atividades do programa em 2026 e reforça a visibilidade da iniciativa junto à população, especialmente em eventos de grande alcance, como a Corrida de Reis. “Estamos iniciando o ano com atividades de plantio, com a criação do Bosque dos Campeões da Corrida de Reis. Além de promover a prática esportiva, estamos levando sustentabilidade, arborização e mais verde para Cuiabá. Também estaremos distribuindo mudas aos corredores e participantes do evento, o que amplia a visibilidade do Programa Verde Novo e fortalece a educação ambiental, alcançando pessoas de todo o estado que participam da Corrida de Reis”, explicou.
O Programa Verde Novo também disponibiliza o Zapmudas (65) 3648-6879, canal para solicitação de mudas e agendamento de plantios via WhatsApp, que amplia o acesso da população às ações ambientais. Corrida de Reis 2026
A Corrida de Reis será realizada neste domingo (11 de janeiro) no Parque Novo Mato Grosso. A edição 2026 é a primeira, desde a criação do evento em 1985, a não percorrer as ruas de Cuiabá e Várzea Grande, em razão das obras em andamento na capital.
O Parque Novo Mato Grosso foi escolhido por oferecer estrutura adequada, ampla área e capacidade para receber mais de 15 mil atletas inscritos, além do público que acompanha a tradicional prova.
Autor: Emily Magalhães
Fotografo: Alair Ribeiro
Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT
Email: [email protected]
Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia