Mais que uma tradicional disputa esportiva. A 41ª Corrida de Reis, realizada neste domingo (11), no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá, foi palco também para conscientização e preservação ambiental. Durante o evento, o Programa Verde Novo, iniciativa do Poder Judiciário de Mato Grosso voltado à recuperação das florestas urbanas, distribuiu mil mudas de árvores nativas do Cerrado aos atletas e ao público.
A ação começou no sábado (10), com o plantio simbólico de uma muda no parque, que marcou o início do Bosque dos Campeões. O espaço contará com o plantio de 57 mudas, número que representa os 57 atletas campeões da edição 2026 da Corrida de Reis. A iniciativa é fruto da parceria entre o Programa Verde Novo e a TV Centro América (TVCA).
Entre as pessoas que acompanharam a prova estava a médica veterinária Waldirene Souza, moradora de Várzea Grande. Ao levar a irmã para participar da corrida, ela também aproveitou a oportunidade para receber uma muda do Verde Novo. Waldirene vem reflorestando o sítio onde mora após a queda de árvores nativas, provocada por vendavais recentes.
“Algumas árvores caíram com os ventos e estamos replantando para repor o que foi perdido. Eu não gosto de cortar árvores, e ações como essas ajudam a conscientizar as pessoas sobre a importância da arborização”, afirmou.
A iniciativa também foi bem recebida entre os corredores. O comerciante Cleiton de Sá Santos, que completou a prova de 10 quilômetros, destacou a importância do reflorestamento em uma cidade de clima quente. “Nós precisamos estar cada vez mais incentivando o reflorestamento. A área verde contribui para amenizar o calor, melhora o clima e traz benefícios para a saúde, especialmente para quem pratica atividade física”, disse.
Saúde e sustentabilidade
Segundo o coordenador do Programa Verde Novo, Sérgio Savioli Resende, o plantio e a distribuição de mudas durante a Corrida de Reis ampliam o alcance da mensagem ambiental. “Além de incentivar a prática esportiva, falamos de conservação do meio ambiente e qualidade de vida”, explicou.
O gerente de Sustentabilidade da Rede Mato-grossense de Comunicação, Cícero Mariano, ressaltou que a ação contribui para o engajamento do público em práticas sustentáveis. “É um gesto simples, mas que ajuda a fortalecer a consciência ambiental entre atletas e população em geral”, pontuou.
Já a engenheira florestal do Programa Verde Novo, Rosiani Carnaíba, destacou que a Corrida de Reis atrai participantes de várias regiões do estado. “Muitas pessoas levam as mudas para plantar em outros municípios, o que amplia o impacto do programa”, afirmou.
Além das ações realizadas durante o evento, o Programa Verde Novo mantém o ZapMudas, canal de atendimento via WhatsApp pelo número (65) 3648-6879, para solicitação de mudas e agendamento de plantios.
Leia matéria relacionada:
Programa Verde Novo anuncia criação do “Bosque dos Campeões” no Parque Novo Mato Grosso
Autor: Vitória Maria Sena
Fotografo: Josi Dias
Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT
Email: imprensa@tjmt.jus.br
Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia