Sinop, 24/01/2026 19:30

  • Home
  • Tecnologia
  • ReactOS faz 30 anos com eterna promessa de ser opção aberta ao Windows

ReactOS faz 30 anos com eterna promessa de ser opção aberta ao Windows

Resumo
  • ReactOS completou 30 anos desde seu primeiro commit e recebeu apoio de mais de 300 desenvolvedores ao longo desse período;
  • Projeto busca ser uma alternativa gratuita e aberta ao Windows, com compatibilidade com softwares e drivers do sistema da Microsoft;
  • Sistema enfrenta desafios de compatibilidade e desempenho, ainda estando em fase “alpha”, mas promete avanços.

Esta semana marca o aniversário de 30 anos de um dos projetos mais clássicos do universo do código aberto: o ReactOS, sistema operacional que tem a missão de ser uma alternativa gratuita, mas tão próxima quanto possível do Windows, principalmente em PCs.

Carl Bialorucki, um dos principais desenvolvedores do projeto, conta que, na verdade, o último dia 22 marcou os 30 anos em que o código-fonte do ReactOS recebeu o seu primeiro commit (quando um conjunto de alterações é registrado em um código). Desde então, o sistema já recebeu mais de 88 mil commits oriundos do trabalho de mais de 300 desenvolvedores.

Não surpreende, afinal, ser uma alternativa aberta ao Windows não é uma missão fácil. Normalmente, quando pensamos em opções ao sistema operacional da Microsoft, lembramos de distribuições Linux. Mas não é o caso aqui, o que torna o desenvolvimento do projeto ainda mais desafiador. Os esforços de desenvolvimento envolvem engenharia reversa, para você ter ideia.

O ReactOS conta com um kernel próprio e se propõe a ser compatível tanto com softwares quanto com drivers para Windows. A sua interface atual, em vigor desde 2016, é muito parecida com a do Windows XP (o que dá um ar de nostalgia ao projeto). Antes disso, o sistema tinha um visual que remetia ao Windows 95 ou ao Windows 98.

Para um projeto sem fins lucrativos durar tanto tempo, é de se presumir que ele tem sucesso. Pode ser o caso aqui. Mas isso não significa que não surgiram obstáculos pelo caminho.

30 anos de projeto com alguns percalços

No texto dos 30 anos do ReactOS, Bialorucki relata, como exemplo, que o sistema teve avanços substanciais no período entre 2003 e 2006, mas que, ao mesmo tempo, houve preocupações sobre a possibilidade de seus desenvolvedores terem usado código-fonte vazado do Windows em suas contribuições, o que configuraria uma violação de propriedade intelectual.

Isso fez o ReactOS ter seu desenvolvimento paralisado e uma auditoria ter início na época. O projeto quase sucumbiu a essa situação, mas acabou ganhando fôlego, principalmente depois de as linhas de códigos suspeitas terem sido reescritas.

Esse acontecimento é um dos indicativos de que, na verdade, a durabilidade do projeto não é efeito do que se entende como sucesso, mas da insistência dos desenvolvedores, que continuam acreditando que, um dia, o ReactOS irá cumprir a sua missão integralmente.

Isso ainda não é realidade. Prova disso é que não é incomum pessoas que experimentam o sistema relatarem problemas de compatibilidade com softwares ou de desempenho, por exemplo.

Na prática, o que se vê é um projeto em andamento, que está longe de cumprir totalmente os seus objetivos, mesmo após 30 anos de trabalho. Não é por acaso que, até hoje, o ReactOS está em fase “alpha” de desenvolvimento.

O que vai ser ReactOS a partir de agora?

Apesar dos numerosos desafios, os desenvolvedores do projeto não desistem. Para as próximas etapas, eles prometem avanços importantes, como um “novo ambiente de compilação para desenvolvedores (RosBE)”, “um novo driver NTFS” e “suporte a sistemas UEFI classe 3”.

Se você quiser experimentar o sistema, o ReactOS pode ser baixado aqui. A mesma página tem um link para o código-fonte.

ReactOS faz 30 anos com eterna promessa de ser opção aberta ao Windows

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Final explicado de O Roubo: entenda desfecho da série do Prime Video

O Roubo, nova série do Amazon Prime Video com Sophie Turner, chegou no streaming e…

Comerciantes de MT usam da criatividade para manter vendas no início do ano

Gilberto Leite | Estadão Mato Grosso Gilberto Leite | Estadão Mato Grosso Mesmo com o…

XV marca no fim e empata com Osasco Sporting

A emoção marcou do início ao fim o Paulistão A2 Rivalo 2026. Neste sábado (24/1),…