Na revisão do Plano Plurianual (PPA), publicada nesta sexta-feira (25), o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) anunciou que haverá a criação de agendas transversais territoriais, voltadas para o desenvolvimento regional. Segundo a pasta, as novas ações envolvem 68 programas e mais de 1,2 mil entregas.
Agendas terão como foco a Amazônia, o Nordeste e o Centro-Oeste. O PPA, elaborado a cada quatro anos, norteia a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias e do Orçamento, elencando prioridades de cada gestão.
“Essa medida consolida pactos entre 24 ministérios e as Superintendências de Desenvolvimento Regional (Sudene, Sudam e Sudeco), resultando na articulação com os Planos Regionais de Desenvolvimento da Amazônia, do Nordeste e do Centro-Oeste”, informou o MPO, em nota.
A revisão do PPA, publicada no diário oficial da União, tem por objetivo alinhar o plano às evidências de monitoramento, ao orçamento da União e a eventuais créditos adicionais.
A pasta confirma número antecipado pelo Valor, no início deste mês, de que mais de 70% dos objetivos do PPA, que são indicadores amplos a serem atingidos, tiveram, no ano passado, cumprimento superior a 80%.
“Esses números demonstram o sucesso da estratégia de planejamento implementada. As metas que tiveram resultados abaixo do pretendido ou não foram passíveis de apuração foram aperfeiçoadas durante o processo de revisão ordinária”, disse o MPO, em nota.